Resumo de Atualidades: o Acordo de Paris

Esse tema é muito relevante

Acordo de Paris: resumo completo para ENEM e vestibulares

O termo “Acordo de Paris” é usado para denominar um acordo que possui o objetivo de diminuir a emissão de gases que intensificam o efeito estufa.

O assunto é cobrado com frequência em questões de atualidades dentro de provas como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para que você possa estudar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre os principais aspectos do Acordo de Paris. Confira!

O que é o Acordo de Paris?

Como mencionado, Acordo de Paris foi assinado por 195 países em 2015. Esse acordo possui o objetivo de minimizar as consequências do aquecimento global através da diminuição da emissão de dióxido de carbono.

Acordo de Paris: motivos de sua criação

Alterações no clima são naturais, mas, a partir da segunda metade do século XX, a Terra passou a sofrer um forte aquecimento global, causado pela ação humana na indústria. Isso porque, o processo industrial é realizado a partir da queima de combustíveis fósseis e esse processo libera uma série de gases que são os responsáveis por agravar o efeito estufa, causando o aquecimento e as distorções climáticas.

Acordo de Paris: principais aspectos e objetivos

O Acordo de Paris foi assinado durante a Conferência das Partes – COP 21, em 2015. Esse acordo conta com medidas que objetivam reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Devemos ter em mente que os países que assinaram o acordo emitem, juntos, cerca de 55% dos gases estufa do mundo. Entre o principal gás, destaca-se o dióxido de carbono, o CO2.

O principal objetivo do Acordo é a redução dos gases do efeito estufa e estimular os países desenvolvidos a fornecer suporte tecnológico e financeiro para os países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Essa segunda medida possui o objetivo de ajudar esses países a controlar a emissão dos gases de suas indústrias.

Além disso, a cada cinco anos os países mais ricos devem de forma espontânea comunicar o que foi realizado para cumprir com as metas estipuladas pelo acordo.

O Brasil também assinou o Acordo de Paris em 2015 e comprometeu-se a reduzir, até o ano de 2025, suas emissões de gases estufa em 37%.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.