Se você se deparar com esta moeda, acredite: ela não vale apenas 50 centavos. Na verdade, ela pode valer até R$ 1,5 mil. Isso acontece porque ela possui uma característica muito inusitada. Observe as imagens abaixo e você logo entenderá do que se trata.
Sim, esta é uma moeda de 50 centavos sem o zero. Se você pensou por um momento que poderia se tratar de uma moeda de 5 centavos, saiba que não. Ela permanece sendo uma moeda de 50 centavos. Podemos observar isso analisando o disco no qual a moeda está cunhada; claramente, esta é uma moeda de 50 centavos e não de 5.
Entretanto, por que ela não apresenta o zero? A resposta é simples: essa moeda é uma anomalia. Erros de cunhagem como esse podem ocorrer durante a fabricação da peça. Entretanto, eles não são muito comuns. Dessa forma, moedas desse tipo acabam chamando muita atenção dos numismatas.
Assim que chamam-se os colecionadores de moedas, medalhas e cédulas. Essas pessoas desembolsam quantias impressionantes por determinadas peças, e quanto mais rara for, mais cara será a moeda. A moeda sem o zero vale R$ 1,5 mil no site Alemão Coleções.
No entanto, existe outra questão muito importante que não pode ser esquecida: o estado de conservação.
De maneira geral, podemos afirmar que itens colecionáveis particularmente valiosos são aqueles mais bem preservados. Moedas e cédulas desgastadas tendem a ser menos valiosas e, em alguns casos, nem sequer são consideradas colecionáveis, o que significa que não terão valor algum além do seu valor facial, caso ainda estejam em circulação.
Na numismática, existe uma escala usada para categorizar as moedas conforme o seu grau de preservação. Confira a escala completa abaixo:
Se você possui uma moeda parecida com a das imagens ou qualquer outra moeda potencialmente rara, você pode vendê-la diretamente pela internet de diversas formas. Uma das mais comuns é através de plataformas como Mercado Livre e OLX, onde você pode comprar e vender praticamente qualquer coisa.
Existem também grupos nas redes sociais focados exclusivamente em compra e venda de itens colecionáveis, muitos deles com foco principal em moedas e cédulas. Essa também é uma excelente maneira de entrar em contato com outros numismatas, até mesmo para obter dicas ou avaliações informais acerca de preços.