Uma das análises mais importantes quando pensamos em marketing digital é segmentar corretamente o seu público-alvo. Mas como é feita essa análise?
É importante que relacione seu consumidor ao seu produto. Sendo assim, há algumas análises que podem ser feitas para que possa ter mais assertividade nessa análise.
Quando idealiza o seu produto, também pensa em quem vai fazer uso dele. E esse é seu público-alvo. Entretanto, para tirar do mundo das ideias e dar realidade ao seu segmento é necessário planejar e cruzar dados.
Para definir seu público-alvo é preciso duas análises:
Primeiramente, para quem foi elaborado o produto?
Deve analisar qual o estilo de vida, idade, região que mora o seu cliente ideal.
Em segundo lugar, quem são os clientes que realmente foram atingidos pelo seu produto. E somente então, de posse das duas análises, poderá cruzar essas informações.
Todavia, tal análise não é tão simples, por isso há perguntas que podem ser respondidas para analisar o seu público-alvo atingido.
Geograficamente falando, região, estado, bairro em que mora seu cliente.
Densidade demográfica atingida
Qual a idade, estado civil, gênero desse cliente?
Qual hábito de consumo esse cliente costuma ter?
O que chamou a atenção desse cliente foi o seu produto? Conforto?
Ou ainda se a sua empresa for virtual, porque ele está comprando no seu site?
Depois dessas análises iniciais, poderá rever a postura de sua marca mediante esse cliente.
O que a sua marca promete e o que ela entrega?
Você possui algum diferencial competitivo?
O seu produto foco está de acordo com a proposta idealizada?
Deve cruzar os dados e verificar se o produto está de acordo com a ideia inicial. Ainda deve verificar se o cliente atingido é o que pensou para a sua marca e produto.
Caso estejam em harmonia, está no rumo certo. Caso estejam em desacordo, precisa elaborar estratégias para alinhar a marca ao público-alvo.
Atingir seu público-alvo é um dos caminhos para o seu sucesso!