Muitas pessoas colocam em prática uma série de dicas mirabolantes na hora de acelerar o crescimento capilar. Porém, essas receitas “estranhas”, que às vezes vemos na internet, podem fazer mal à saúde e aos próprios cabelos. Por isso, reunimos 3 dicas simples que fazem a diferença no médio e longo prazo. Acompanhe.
Infelizmente, não existe fórmula mágica que faça com que os cabelos cresçam mais fortes e mais rápido da noite para o dia. Se em algum dia alguém prometeu isso a você, cuidado!
Especialmente na internet, vemos ideias e dicas mirabolantes para acelerar o crescimento capilar, só que, normalmente, essas ideias sequer têm comprovação científica – são, muitas vezes, baseadas no achismo.
Sendo assim, descrevemos 3 pontos que podem fazer a diferença no crescimento capilar, mas que também não são milagrosos, ok? Afinal, o tempo será o seu melhor aliado nesse objetivo de ter cabelos longos. Vejamos:
Uma boa reflexão que devemos fazer é que o cabelo cresce de dentro para fora. E por mais que isso possa parecer óbvio, há pessoas que tentam usar diversos produtos no comprimento dos fios, como se eles fossem “absorver” os nutrientes e enviar para a raiz do cabelo. Na realidade, esses produtos fortalecem o cabelo que está “morto”, mas não fazem com que a raiz, em si, fique mais forte.
Exceto no caso de produtos aplicados diretamente no couro cabeludo, o que realmente trata a raiz, digamos assim, é a ingestão de proteínas e vitaminas, por meio de uma alimentação saudável. Esse tipo de ingestão levará aos cabelos o que ele precisa para crescer mais rápido e mais forte.
Por isso, inclua frutas, verduras, legumes e proteínas boas na sua dieta, sempre respeitando as suas condições de saúde e as recomendações do nutricionista.
As massagens no couro cabeludo também podem ajudar a acelerar o crescimento capilar, desde que sejam feitas com cuidado e atenção.
Essa massagem promove um aumento na circulação sanguínea na região, o que provoca a entrega maior de nutrientes e vitaminas para as raízes dos fios. Porém, é importante que você massageie suavemente, com a ponta dos dedos, enquanto lava os cabelos – sem usar muita força e muito menos sem usar as unhas.
Por fim, para acelerar o crescimento capilar nós devemos ter um olhar atento para o problema que possa estar dando a entender que o cabelo “empacou”: as pontas.
Embora hidratar o comprimento e as pontas não fará com que o cabelo cresça mais rápido, cuidar dessas estruturas pode impedir que o comprimento quebre e dê a sensação de que o cabelo parou de crescer.
Por isso, usar produtos específicos para as pontas do cabelo é de suma importância para garantir que o crescimento seja realmente visível, e que o seu cabelo não pareça “estacionado” devido à quebra constante.
Gostou das dicas? Esperamos que sim! Aproveite para colocá-las em prática e desfrutar de uma maior saúde capilar!