Apesar de não haver uma fórmula mágica para acabar com a cólica menstrual, existem pequenas ações que podem aumentar o conforto nesses dias de dor.
Neste texto, apresentamos algumas dessas possibilidades para que você já conheça e, dessa forma, possa investir no que estiver ao seu alcance. Acompanhe-nos!
Se você sofre com muita cólica menstrual, saiba que existem pequenas ações que podem auxiliar neste momento. Algo como repouso, aquecer a região dolorida e beber chás específicos pode ser bem interessante.
Descrevemos, com mais detalhes, algumas dessas ações. Veja só:
Quando sentimos cólica menstrual, isso quer dizer que o útero está se contraindo. Essa contração acaba causando desconfortos e dores em toda a região abdominal.
Portanto, uma das formas de acabar com a cólica menstrual é justamente promover um relaxamento para o útero e toda a musculatura próxima. E isso pode acontecer quando aquecemos a região.
Por isso, tomar um banho quente, deixando a água bater na região da lombar ou abdominal, bem com o uso de compressas quentes, pode ajudar na hora de minimizar o desconforto.
O repouso também é importante nesse momento. Fazer muito esforço, dependendo da intensidade da dor, pode causar ainda mais mal-estar. Por isso, tirar uns minutos para se deitar ou se sentar, aquecendo a região do útero com compressas quentes, pode ser uma das formas de acabar com a cólica menstrual.
O chá de canela é muito utilizado por mulheres que sofrem com cólica menstrual. Isso porque ele ajuda a estimular a descamação do útero, fazendo com que ele tenha que se contrair menos para esse fim.
Logo, beber chá de canela pode ser uma forma de acelerar a descida da menstruação, reduzindo as dores. Inclusive, o quentinho do chá pode ser bem agradável e relaxante também.
Às vezes, você pode testar algumas posições com o corpo para acabar com a cólica menstrual. Há mulheres que se sentem melhor na posição fetal, sobre a cama, enquanto outras preferem deitar de bruços.
Testar e encontrar uma posição que amenize a sensação de desconforto, enquanto você repousa e tenta relaxar ao máximo, também contribui para uma redução na dor e um aumento – mesmo que mínimo – da sensação de conforto.
Você sabia que os alimentos gordurosos podem piorar os sintomas de dores menstruais? Isso porque a gordura pode fazer com que a substância que estimula as contrações uterinas seja ainda mais produzida no organismo.
Por isso, uma alimentação mais leve, baseada em uma dieta saudável, é uma das possibilidades que também pode ser levada em conta na hora de acabar com a cólica menstrual.
Além dessas dicas, lembre-se de que se a cólica é incapacitante, é melhor investigar a situação. Dor incapacitante não é normal! Converse com o seu médico, faça os exames necessários para, assim, encontrar o tratamento para a dor que aumente a sua qualidade de vida.