O Meu INSS é uma plataforma online disponibilizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O portal permite aos cidadãos brasileiros ter acesso a serviços previdenciários de forma mais prática e ágil. Visando facilitar a utilização dos benefícios e serviços do instituto, a plataforma permite que o usuário realize diversas consultas.
Para a comodidade do cidadão, o Meu INSS permite fazer solicitações sem precisar sair de casa, evitando filas e burocracias desnecessárias. Portanto, saiba como acessar e utilizar o sistema, conhecendo também algumas das principais funcionalidades disponíveis.
Leia mais: ESTES são os passos para usar o MEU INSS e seus serviços oferecidos
Para acessar o Meu INSS, é necessário ter um cadastro no sistema. Caso ainda não tenha feito o seu cadastro, basta seguir os seguintes passos:
Caso já tenha um cadastro, basta acessar o site do Meu INSS e informar seu CPF e senha de acesso.
Após acessar o Meu INSS, o usuário tem acesso a diversas funcionalidades, como citamos. As funções permitem realizar consultas, solicitações e outras operações relacionadas aos serviços previdenciários. Algumas das principais funcionalidades são:
Veja também: Meu inss.gov.br tem FUNCIONALIDADES que você PRECISA conhecer; saiba mais
Recentemente, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, fez um anúncio importante. Ele informou que o aplicativo WhatsApp será implementado pelo Ministério e pelo INSS com a finalidade de fornecer à população informações relevantes acerca de:
De acordo com Lupi, após um período de testes de um mês, o programa entrará em vigor de maneira oficial, embora a data exata do início do serviço ainda não tenha sido divulgada. Em relação aos procedimentos adotados para a execução do programa, o Ministério da Previdência Social informou que está realizando avaliações internas. Assim, será possível otimizar sua aplicação. Contudo, não forneceu detalhes acerca da interação entre aposentados e pensionistas.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem alertado sobre estelionatários que se passam por funcionários do órgão com o intuito de coletar dados pessoais para obter vantagens. É importante ressaltar que o INSS nunca solicita informações pessoais ou documentos através de contato direto, envio de links ou imagens.
A orientação é que as pessoas busquem as vias oficiais de atendimento do INSS, como o aplicativo ou site Meu INSS, telefone 135 ou agência física, e encerrem a ligação imediatamente caso a abordagem seja por celular. O número de SMS oficial de contato do INSS é 280-41.
Recentemente, um golpe envolvendo a assistente virtual Helô motivou novos alertas por parte do instituto aos aposentados. Nessa situação, criminosos se passavam por uma fictícia “Central de Atendimento”, utilizando a imagem da Helô, para ludibriar os beneficiários e coletar informações pessoais. Com acesso a algumas informações dos beneficiários, os estelionatários passam a fazer empréstimos e extorquir o que podem.