Muitos proprietários de empresas desejam expandir suas operações no exterior vendendo para clientes nos Estados Unidos. Alguns negócios se beneficiariam mais exportando para corporações americanas ou por meio de empresas comerciais. Por isso que hoje, nós indicaremos como internacionalizar seu negócio ao abrir empresa nos Estados Unidos.
Nos Estados Unidos, abrir uma empresa é um processo rápido e relativamente desburocratizado. Então, aqui está uma visão geral de alto nível, incluindo todas as etapas e detalhes cruciais.
Nos Estados Unidos, cada estado é responsável por fazer cumprir seu próprio conjunto de leis. Portanto, as necessidades para estabelecer, abrir e administrar um negócio no país americano podem diferir de um estado para o outro.
Para abrir uma empresa como estrangeiro, não é necessário visto nem possuir um Social Security Number (o equivalente americano ao CPF brasileiro). Além disso, você pode fazer todo o processo de abertura de empresa no site do governo.
Assim, pode levar até 30 dias para abrir uma empresa nos Estados Unidos, mas geralmente leva muito menos tempo. Em alguns estados, o procedimento pode ser concluído em até cinco dias úteis.
Espera-se que iniciar um novo negócio exija um investimento inicial de pelo menos US$ 500,00.
Nos Estados Unidos, a missão social de uma empresa não é tão limitada quanto no Brasil. Por isso, é prática comum as empresas oferecerem uma variedade de serviços sem passar pela rotina burocrática com o governo.
Para abrir um negócio nos Estados Unidos, o primeiro passo é escolher um nome para ele. Então, se você deseja fazer negócios em um estado específico, precisará descobrir se as leis desse estado. Isto é, se elas exigem ou não que você use um nome de empresa específico, por exemplo. Ademais, o processo de verificação deve envolver o órgão estadual competente. Conflitos com marcas preexistentes podem ser evitados e o pedido de registro fica mais protegido contra indeferimento total graças a essa disposição.
O nome da empresa e o nome da marca não precisam ser a mesma coisa. No entanto, se os nomes forem iguais, é fundamental fazer uma busca em bancos de dados que contenham informações sobre marcas já em uso nos Estados Unidos.
Em seguida, você deve registrar sua marca no USPTO (United States Patent and Trademark Office), a agência federal responsável pelo registro de marcas e patentes nos Estados Unidos. Fazer isso o mais rápido possível também é crucial.
Em terceiro lugar, escolha a estrutura jurídica da sua empresa antes de lançá-la no mercado americano. Vale a pena notar que existem muitos tipos diferentes de sociedades para escolher. LLCs e corporações são os tipos mais comuns:
O endereço físico da empresa pode ser qualquer um dos seguintes, dependendo do estado dos EUA onde está sediada: física; eletrônico (apenas um endereço) ou pertencente a funcionário da empresa.
É obrigatório em alguns estados dos EUA nomear um agente registrado para representar a empresa. Este profissional passará a ser responsável por receber as comunicações judiciais e governamentais. Desse modo, saiba que pessoas físicas ou jurídicas dentro do mesmo estado onde a empresa está sediada são aceitas.
Nesta etapa, há a criação da pessoa jurídica. Isso é feito com o órgão estadual apropriado no estado onde o negócio será baseado, bem como com o órgão federal apropriado no Brasil.
Aqui será necessário transmitir todas as informações que foram determinadas até o momento sobre a nova empresa.
Pode ser necessário obter licenças federais, estaduais ou locais para as atividades nas quais sua empresa se envolverá.
Em termos de agências federais, vale citar a FDA (Food and Drug Administration), que emite licenças de alimentos e medicamentos. Assim como também tem a TSA (Transportation Security Administration), que tem autoridade para designar empresas como “Known Shippers” e isentá-las de direitos de importação nos Estados Unidos (entre outros benefícios).