Atualmente, existem muitas pessoas animadas em abrir o próprio negócio. Porém, isso é algo recompensador considerando a realidade do nosso país? Diversas pessoas estão deixando seus cargos em empresas para se arriscarem no mundo do empreendedorismo. Entenda mais a respeito com a matéria deste sábado (14) do Notícias Concursos.
Que existem várias pessoas mergulhando de cabeça nesse mundo de abrir o próprio negócio é um fato. Há aquelas pessoas que enxergam somente as coisas boas e há aquelas mais realistas. Hoje vamos te mostrar os diversos aspectos desse universo, tanto os positivos quanto os negativos. Te mostraremos também algumas estratégias para se sair melhor nessa empreitada.
A situação do empresário no Brasil é conhecida justamente por causa da dificuldade encontrada para empreender. A burocracia é o fator que mais pesa em tudo isso.
Fazendo uma média, são necessários por volta de 60 dias para conseguir abrir uma empresa. São necessários também por volta de 9 dias para receber licenças e/ou alvarás. Para se ter uma noção, em São Paulo, precisa-se de mais de um ano para conseguir a regularização de um imóvel empresarial.
Vários outros processos burocráticos tomam tempo e dinheiro do empreendedor, fazendo com que seu tempo precise ser compartilhado com a rotina da empresa. Ultimamente tem-se notado uma tentativa de simplificar os processos para os pequenos empresários. Mas fato é que ainda temos muito a aprimorar.
Vale destacar que o empresário não terá os benefícios que o trabalhador que tem a CTPS assinada tem, como por exemplo: Férias remuneradas, Fundo de Garantia, 13° salário. Cumprindo alguns requisitos o empresário terá direitos como o auxílio-doença e a aposentadoria.
De acordo com o Sebrae, cerca de 24% das empresas de pequeno e médio porte acabam antes mesmo de completar dois anos de existência. A razão disso é, principalmente, má gestão. Entre os erros cometidos estão a falta de divisão clara entre finanças pessoais e finanças da empresa. É necessário ter as contas e orçamentos bem divididos para não perder o controle da situação.
Quando começar no universo do empreendedorismo você precisará cuidar de todas as áreas da empresa, financeiro, administrativo, atendimento ao cliente, tudo acabará sendo feito por uma pessoa só. À medida que a empresa for crescendo você poderá delegar algumas funções.
Você irá trabalhar muito, mas seus horários serão feitos por você e não por terceiros. Essa é uma das vantagens que mais conquista as pessoas e as fazem querer empreender.
Diferente de muitos trabalhadores que vivem infelizes em seu trabalho, ser empresário pode trazer mais prazer em sua rotina pois você estará trabalhando ativamente para construir seu próprio império.
Tudo que você fizer estará carregado de sentido, pois você sabe que será o responsável pelo próprio sucesso. Você poderá contratar pessoas que compartilham do seu modo de ver a vida. E montar uma equipe que também esteja disposta a lutar pelos mesmos sonhos que você.
Então,vale a pena abrir o próprio negócio no Brasil? Tudo isso vai depender do que você busca e do quão disposto está em construir seu próprio nome no mercado.