Para impulsionar a economia, o Governo Federal decidiu mais uma vez adiantar o 13º salário do INSS. A primeira parcela deste ano será paga no dia 24 de abril, seguindo o calendário tradicional do INSS, mês base de abril.
Os benefícios de aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, auxílio-reclusão, entre outros, serão concedidos apenas aos beneficiários elegíveis em 2024. Entretanto, os inscritos no BPC e os programas de inclusão não terão direito às referidas concessões. Isso deve-se ao fato de que ambos os programas têm natureza extrassistencial, o que inviabiliza o pagamento do abono por estar vinculado aos direitos trabalhistas.
A partir da semana em que os pagamentos forem depositados, será possível consultar a primeira parcela. Isso significa que pode estar disponível na segunda-feira (22). Todo o processo pode ser acessado pelo sistema Meu INSS.
Para verificar a disponibilidade, basta acessar o portal ou aplicativo “Meu INSS” utilizando as informações de cadastro no GOV.BR. Depois disso, os segurados deverão selecionar a opção “Extrato de Pagamento” para ter acesso aos montantes disponíveis.
Na plataforma, você também poderá acompanhar o mesmo calendário de pagamentos, que foi organizado de acordo com o penúltimo dígito do NB de cada beneficiário. A primeira parcela será depositada com base nos dados do calendário do mês base de abril do INSS.
O INSS permite consultar saldo disponível, solicitar novos benefícios e atualizar informações cadastrais. O procedimento para consultar a segunda parcela é o mesmo, porém os dados só serão acessíveis na semana em que ela começar a ser paga, ou seja, após 24 de maio.
Diferentemente da primeira rodada, o qual é depositado 50% do total bruto do benefício, na segunda rodada o valor do pagamento será equivalente aos outros 50%. No entanto, são deduzidos eventuais adiantamentos e impostos, como o Imposto de Renda.
A primeira parcela do 13º salário do INSS será paga a partir de 24 de abril aos segurados que recebam o benefício mensal equivalente ao salário mínimo e cujo penúltimo dígito no NB (Número de Benefício) seja igual a um. Verifique os dados condicionais: