A Dataprev informou nesta semana que poderá incluir mais 1,9 milhão de pessoas dentro da folha de pagamento do sistema de Abono Salarial PIS/Pasep. E os repasses desse benefício estariam valendo para esses indivíduos já para este ano. Vale lembrar que a base de informações usada agora é a do ano de 2020.
Essa nova informação acabou animando muita gente. Acontece que vários problemas ocorreram nas informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Diante desse fato, o Governo Federal solicitou que a Dataprev analisasse mais uma vez a situação de alguns desses trabalhadores. É isso o que está acontecendo agora.
É importante deixar claro que essa nova análise não significa dizer que todos esses 1,9 milhão de pessoas poderão entrar automaticamente para a folha de pagamento. Como dito, a Dataprev está fazendo neste momento uma pequena análise. A ideia é que eles divulguem qualquer resultado neste sentido até o próximo dia 15 de março.
Mas é um fato. O número de novos trabalhadores na lista de pagamento poderá chegar a 1,9 milhão a mais. Então se você ainda não faz parte desse processo, fique ligado nas notícias das próximas semanas, pois há uma chance de novas entradas para o recebimento ainda neste ano.
“Devido à inconsistências de informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) enviadas pelas empresas, foi necessário realizar um reprocessamento mais apurado das informações, trabalho em curso pela Dataprev. O objetivo é garantir o correto direito dos trabalhadores e evitar a necessidade de pedidos de revisões adicionais”, disse a Dataprev.
De acordo com informações da própria Dataprev, todos os usuários que estão elegíveis para o recebimento irão receber o benefício de fato. A ideia é que as pessoas possam consultar o resultado de maneira digital.
Para tanto, basta acessar portanto o site do Gov.br e fazer a pesquisa. Além disso, também é possível consultar essa informação através da Carteira de Trabalho Digital. Mas não adianta tentar isso agora. Eles só divulgarão essa informação a partir do dia 16 de março.
Caso todos esses 1,9 milhão de trabalhadores entrem na conta total, eles irão passar a ser 3,5% de todo o montante de beneficiários do dinheiro. Mas como dito, é importante esperar por essas definições da Dataprev.
O Abono Salarial PIS/PAsep, aliás, é um complemento que vai apenas para os trabalhadores formais. No caso desses pagamentos de 2022, a ideia é usar como base o que aconteceu no ano de 2020.
Então para receber agora, o cidadão precisa ter trabalhado por pelo menos um mês de maneira formal. Isso vale tanto para as pessoas que possuíam emprego na iniciativa privada ou mesmo para os servidores públicos.
Trabalhadores em empresas privadas, aliás, podem receber esse benefício do PIS através das suas contas na Caixa Econômica Federal. Já os servidores públicos recebem o PASEP através das suas contas no Banco do Brasil. É o que se sabe.