Empreendedorismo

A Viabilidade de Cada Sugestão na Era das Ideias

Inovação e Criatividade na era das ideias

A era das ideias tende a valorizar ideias inovadoras, por isso, a inovação e a criatividade são habilidades na atualidade, além de características. Por isso, é importante estimular as pessoas a sugerir inovações para a empresa, bem como, até mesmo soluções simples que eliminem etapas desnecessárias dos processos.

No entanto, ainda que haja boas ideias, todas elas devem ser analisadas estrategicamente. Isso porque uma ideia pode vir a ser um projeto, e esse projeto precisa ser analisado em questão de estrutura, orçamento, pessoa responsável, prazos e faseamento, se necessário.

Gestão participativa e melhorias holísticas

Todavia, na atualidade, é importante que as empresas possuam uma gestão aberta e participativa, de modo que as pessoas se sintam à vontade para sugerir mudanças nas empresas. Assim sendo, ocorre uma melhora interna e uma otimização nas entregas feitas aos clientes, independentemente do setor de atuação do funcionário que sugeriu tal melhoria.

Por isso, muitas empresas realizam reuniões brainstorming na atualidade, de modo que a gestão possa ouvir as pessoas e analisar as possibilidades sugeridas. Além disso, dinâmicas de grupos e treinamentos que estimulem a capacidade criativa das pessoas, também são aplicadas nas empresas atualmente.

Adaptabilidade e diferencial competitivo

É importante que as empresas tenham seus processos desenhados, porém, é fundamental que haja uma adaptabilidade quanto à maneira de aplicar as ideias. Principalmente, quanto a consideração de cada sugestão, visto que hoje pode ser inviável para uma empresa aplicar uma sugestão, porém, em pouquíssimo tempo, essa sugestão pode ser a resolução necessária, considerando as mudanças do mercado.

Portanto, todas as ideias devem ser consideradas e nenhuma ideia deve ser descartada sem que seja analisada, considerando seu potencial, adaptabilidade e projeções futuras.

A era das ideias valoriza as ideias dos empreendedores e dos dos funcionários e, principalmente, as sugestões dos clientes. Por isso, a flexibilidade é um valor atual muito importante para que uma empresa se torna um diferencial competitivo.