A Gestão do Estoque é um fator importante dentro de um negócio, porém, nem sempre é considerada da maneira necessária.
Dentro do empreendedorismo há muitos fatores que devem ser administrados. Por isso, além de saber vender é preciso atuar em outras vertentes da gestão dos negócios.
Administrar o estoque é uma dessas demandas administrativas tão necessárias. Haja vista que muitos empreendedores são bons vendedores, porém não fazem a gestão do estoque da forma como deve ser.
O controle do estoque é muito importante para estabelecer uma meta de vendas, bem como identificar se poderá atender a demanda do cliente.
Um dos indicadores utilizados para controlar a quantidade de produtos armazenados é o giro de estoque. Uma vez que através desse controle é possível entender a rotatividade dos produtos e gerar dados para amparar a gestão financeira da empresa.
Através do giro de estoque é possível controlar o fluxo de entrada e saída de mercadorias, bem como identificar se o fluxo está estagnado.
Independentemente do porte da empresa é fundamental controlar seu estoque. Haja vista que através de dados sobre a rotatividade da empresa impacta diretamente nos planejamentos estratégicos.
Informações como produtos parados, produtos mais vendidos e produtos m falta, por exemplo, amparam decisões futuras.
Através do controle de estoque é possível se antecipar as necessidades, o que também gera dados para o setor de compras. Assim sendo, também serve de base para o setor de vendas, uma vez que facilita que negociações não sejam perdidas por ausência de produtos.
Entender a rotatividade dos produtos serve para amparar muitas demandas, como vendas, compras e elaboração de metas.