Dicas - Concursos Públicos

A Queda de Constantinopla: um resumo

A Queda de Constantinopla: tudo aquilo que você precisa saber

A Queda de Constantinopla foi um dos eventos mais importantes do século XV. Segundo alguns historiadores, esse é o evento que marcaria o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna.

Dessa maneira, é fundamental que você saiba dissertar sobre as características desse evento, já que ele pode aparecer em uma série de questões de história.

A Queda de Constantinopla: Introdução

A Queda da cidade de Constantinopla aconteceu no dia 29 de maio de 1453, quando a capital do Império Bizantino foi invadida pelo exército otomano, sob o comando do sultão Mehmed II, o Conquistador.

Após a grandiosa vitória, Mehmed II transferiu a capital do Estado Otomano de Edirne para Constantinopla.

A Queda de Constantinopla: Antecedentes Históricos

Antes da queda, Constantinopla era uma das cidades mais importantes do mundo. Ela foi criada quando no ano de 330 d.C, em homenagem ao imperador Constantino, do Império Romano, que se converteu ao Cristianismo. Dessa maneira, a cidade era parte do Império de Roma e se tornará capital de outro Império, o Bizantino, somente no ano de 395 d.C.

Vale ressaltar que o Império Bizantino unia as culturas grega e a judaico-cristã e era considerado um dos mais prósperos e importantes impérios da Idade Média. Assim, sua queda foi muito significativa para a época.

A Queda de Constantinopla: Invasões

O enfraquecimento das defesas de Constantinopla se consolidaram quando, em 1054, ocorreu o Cisma do Oriente, que separou a Igreja Católica Romana da Igreja Ortodoxa. O evento, de certa forma, contribuiu para isolar Constantinopla e o Império Bizantino das demais monarquias europeias, o que afetava diretamente sua economia e tornava a cidade mis vulnerável a ataques.

Já no século XIII, a cidade e o Império mostravam sinais de decadência. No ano de 1202, por exemplo, Constantinopla sofreu uma grande invasão e um imenso saque, durante a Quarta Cruzada. Dessa forma, foi criado o Império Latino, com capital em Constantinopla, que se extenue somente até 1261.

A partir dessa data, a cidade de Constantinopla sofreu diversos ataques e suas defesas ficaram enfraquecidas. Além disso, o Império passou a sofrer com uma série de crises de sucessão ao trono, o que gerava muitas instabilidades, tanto na política, quanto na economia.

No ano 1347, a cidade sofreu com uma grande epidemia de Peste Negra. A epidemia agravou ainda mais a situação do Império e consolidou o início de um período de decadência econômica e demográfica.

A Queda de Constantinopla: A queda

No dia da queda, 29 de maio de 1453, a população de Constantinopla não era nem mesmo um décimo daquela que havia sido em seu auge.

Ciente da situação, o sultão otomano Mehmed II passa a arquitetar, dois anos antes da queda, um plano bélico que tinha como objetivo conquistas a cidade.

Assim, no dia 6 de abril de 1453, o Império Turco-Otomano, composto por mais de 200 mil homens, invade a cidade, que, no momento, era capital do Império de Constantino XI, último imperador bizantino.

A resistência bizantina foi grande, mas os habitantes da cidade possuíam um exército fraco e pequeno. Assim, em 29 de maio do mesmo ano, os homens de Mehmed conquistam a cidade.

Historiadores afirmam que a queda da cidade marcaria o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna.