O perfil empreendedor está mais popular, em um sentido que diz respeito a mais pessoas se enxergarem dentro desse perfil. No entanto, não somente o volume de novos entrantes no empreendedorismo tornou o conceito empreendedor popular, como também as características inerentes ao empreendedorismo estão sendo mais difundidas nos conceitos pessoais, de forma que mais pessoas se enxergam com um perfil de arriscar para ter o seu próprio negócio.
Todavia, é importante que as características inerentes a um perfil empreendedor, embora sejam facilmente entendidas, sejam de fato parte de um planejamento de negócios. Isso porque muitas pessoas entendem que possuem um perfil empreendedor.
No entanto, na prática acabam perdendo o foco. Bem como, não trabalham as suas melhorias internas. Por isso, a primeira identificação precisa ser questionada para que seja trabalhada.
Sendo assim, cabe ao empreendedor ter um perfil analítico, bem como correr riscos de forma calculada. Ou seja, ser empreendedor também não é apostar tudo e aguardar os resultados. Esse perfil, que muitas vezes pode ser confundido com um perfil empreendedor, se refere a uma pessoa sem planejamentos, o que é o oposto de um empreendedor de sucesso.
O perfil empreendedor diz respeito a uma pessoa que busca melhorias contínuas, aprende com as falhas e principalmente, estuda o mercado antes de investir em um negócio. Sendo assim, essa análise é um diferencial no empreendedorismo.
Por isso, o empreendedor analisa todas as possibilidades e todos os modelos de negócio para que possa viabilizar o seu investimento. Além disso, ainda que tenha uma ideia fixa sobre seu próprio negócio, o empreendedor estuda as tendências de obsolescência desse produto ou serviço.
Embora muitas pessoas se identifiquem com a popularização do perfil empreendedor, é importante que entenda que ser empreendedor não é sobre uma pessoa sem regras e sim uma pessoa que possui resiliência e adaptabilidade para um mercado cada vez mais exigente.
Por isso, empreender não é trabalhar menos, muito pelo contrário, é trabalhar muito em prol de um objetivo, considerando fatores internos e externos para que possa entregar uma experiência positiva ao cliente final.