Primeiramente, esse é um ótimo sinal, pois o seu currículo foi construído de uma forma que direcionou suas informações até a entrevista de emprego. Sendo assim, esse pode ser o primeiro ponto ao qual deve se atentar para se acalmar e diminuir a ansiedade.
Se foi chamado é porque você tem a capacidade necessária. No entanto, é muito comum que as pessoas fiquem nervosas e fiquem aquém de seu potencial durante a entrevista de emprego.
Sendo assim, é importante que direcione a entrevista de uma maneira que consiga se mostrar profissionalmente e se posicione em sua totalidade. Dessa forma, caso não consiga essa posição específica, poderá se direcionar de uma forma mais confiante em outros processos seletivos. Veja alguns pontos importantes.
Na atualidade, as entrevistas de emprego estão muito mais leves, principalmente no que diz respeito a maneira como o candidato deve se vestir para uma entrevista.
Hoje em dia, a revolução das startups no mercado quebrou esse padrão de formalidade nos processos seletivos. No entanto, isso não significa que o candidato possa ir para uma entrevista com roupas coloridas, curtas ou chamativas. Nesse caso, o bom senso é o melhor caminho.
Além disso, a postura do candidato não diz respeito somente a maneira como ele se veste, é importante se atentar à forma como se comunica e cumprimentar todas as pessoas, desde a chegada ao local. Além disso, o candidato deve passar uma postura confiante durante a entrevista de emprego.
Confiança não é arrogância, e nem sempre uma pessoa que passa arrogância, exatamente é uma pessoa arrogante. As posturas se confundem por detalhes.
A pessoa acaba tendo uma postura arrogante quando na verdade ela está tentando se posicionar de forma confiante. Por isso, o equilíbrio é o melhor entre todos os extremos.
Para passar confiança de forma correta, você precisa ter clareza sobre a sua trajetória profissional. Dessa forma, aumenta a chance de direcionar uma entrevista e ter sucesso na construção de suas informações.
Por isso, verifique suas experiências e direcione os pontos fortes e os seus pontos a melhorar. Além disso, não elevar o tom de voz e não prolongar muito a sua narrativa pode ajudar a desconstruir uma ideia, muitas vezes errônea, de que o candidato está sendo arrogante mediante os demais candidatos para a vaga.
É importante que responda às perguntas de uma forma assertiva, exatamente para que não cometa o erro de passar uma imagem arrogante, mas também não fique muito aquém de sua capacidade, passando uma imagem excessivamente tímida.
Por isso, direcionar as suas respostas é fundamental para que aumente a sua chance de sucesso em uma entrevista de emprego, através de respostas equilibradas e direcionadas.