Assim como nas demais estratégias das empresas, o planejamento é fundamental para gerar resultados.
A jornada do cliente é uma metodologia fundamental, porém de princípios básicos. Trata-se de entender o cliente, desde o seu primeiro interesse até a compra.
Cabe a quem vende se preparar para receber esse cliente e seguir na jornada até a efetivação da compra.
A jornada do cliente é definida através da observação da necessidade desse cliente e mostrar que pode entregar soluções.
O acompanhamento da jornada do cliente é feito para que possa fechar as vendas dos clientes em potencial, antes que ele procure um concorrente. Ou seja, mapear a jornada do cliente requer preparo para responder a todos os questionamentos desse cliente.
Para mapear a jornada de compra do cliente deve dominar as três etapas dessa jornada.
Nessa etapa o cliente está pesquisando o produto.
Ação indicada: Investir em marketing de conteúdo costuma ser mais indicado do que abordagens diretas.
Nesta etapa o cliente já está buscando uma solução. É uma oportunidade de se mostrar a ele como uma solução.
O cliente já sabe o que quer e considera comprar com a sua empresa, todavia, nessa fase precisa atuar mediante o cliente, passando informações específicas para convencê-lo a comprar.
Essa fase requer senso se urgência para não passar ao cliente a ideia de que a sua empresa não está vendendo.
Mesmo se o seu produto for de excelente qualidade, se o cliente receber a mensagem subliminar de que a sua empresa não vende, ele tende a não valorizar o seu produto.
Esse senso sobre como funciona a jornada do cliente pode ajudar muito a fechar novas vendas.
Acompanhar a jornada do cliente é um dos caminhos para o seu sucesso!