Empreendedorismo

A inovação do turismo pós-pandemia.

A pandemia do coronavírus revolucionou diversos aspectos nas empresas, inclusive o econômico. Pensando nisso, as empresas precisaram se inovar, e um dos setores foi o de turismo.

Muitas transformações estão ocorrendo, inclusive no turismo pós-pandemia.

Os turistas atuais buscam muito mais do que visitar pontos turísticos e conhecer novos lugares.

Eles querem aventuras, fazer parte do contexto e vivenciar tudo aquilo.

Portanto, eles esperam que o mercado ofereça ofertas criativas.

O consultor do Sebrae-SP Cássio Oliveira explica que, fugir do tradicional é uma tendência de consumo desse setor.

Portanto, é importante que o empreendedor leve em consideração essa necessidade do turista.

Ele não quer ser somente um coadjuvante, mas também ativo nos passeios.

Inovação no turismo pós-pandemia

Primeiramente, pensando na possibilidade de inovação, o empreendedor precisa avaliar o que já existe no local, e identificar possíveis inovações.

Após isso, planejar a atividade e entender o público-alvo, a partir daí, desenvolver a proposta.

Segundo Cássio, quanto mais o empreendedor conseguir ofertar novidades de acordo com o desejo do cliente, maior será a chance de conseguir aumentar as possibilidades de sucesso.

Porém, pós-pandemia, a inovação no turismo requer compreender as tendências do mercado.

Antecipando mudanças, agregando valor aos pacotes de produtos e serviços oferecidos.

Tecnologia no turismo pós-pandemia

A tecnologia vem se tornando cada vez mais presente em todos os âmbitos comerciais.

Ou seja, as empresas estão adquirindo cada vez mais produtos e serviços que facilitem a vida do consumidor.

Reduzindo assim, custos, conquistando novos clientes e sucessivamente, aumento o lucro da empresa.

Algumas dicas de inovação são:

  • inovar em roteiros
  • proporcionar experiências
  • desenvolver passeios
  • gastronomia variada
  • cardápios em outros idiomas

Como aplicar essas inovações no turismo

Produtos e Serviços

Através da tecnologia e da criatividade é possível melhorar a experiência do cliente e satisfaze-lo.

Um exemplo é a criação de roteiros temáticos tendo como foco passeios ecológicos ou experiências gastronômicas.

Informações ao cliente

Investimento em plataformas que possibilitem acesso mais rápido ao cliente.

No Beto Carrero, eles possuem um app que permite que a pessoa reserve horário nos brinquedos.

Além de mostrar o horário aproximado de espera de alguns brinquedos.

Ou seja, quanto mais praticidade, mais o cliente se sente confortável e possivelmente irá retornar.

Roteiros personalizados

Esses passeios permitem ao turista viajar para locais que ofereçam opções de coisas que ele goste de fazer.

Permitindo assim, que ele possa além de realizar uma viagem, fazer coisas de acordo com sua personalidade.