Novos termos têm surgido no mundo empresarial, como sempre ocorreu nas dinâmicas do mercado. Entretanto, um novo termo tem chamado a atenção dentro do empreendedorismo, a inovação disruptiva.
A palavra disruptiva se refere a rupturas com padrões que já estão estabelecidos no mercado. Assim como, abrange também uma ruptura com modelos mentais e tecnologias.
Dada essa sucinta explicação, podem entender que a inovação disruptiva tem muito a ver com o empreendedorismo.
Exatamente por essa fácil assimilação entre o novo e romper padrões antigos, é que há uma confusão pratica quanto a inovação disruptiva.
Não é qualquer produto ou ideia que se passa por inovadora e moderna, que de fato é uma inovação disruptiva.
A inovação disruptiva ocorre quando um produto cria um novo mercado, desestabilizando seus concorrentes que dominavam o mercado ate então.
E essa inovação é disruptiva porque o produto novo é mais simples e mais barato para a produção, por conseguinte, para o cliente final.
Acaba sendo uma adaptação ao novo, mas sem ter o mercado atual como diretriz, e sim levando em conta somente a necessidade a ser atendida.
Através da inovação disruptiva muitas pessoas passam a ter acessos a produtos ou serviços que eram limitados. Os consumidores experimentam e popularizam segmentos.
Os empreendedores podem inovar com menos custo, agregando valor e atendendo as necessidades dos clientes.
Muitas empresas fizeram uso da inovação disruptiva, em geral as startups por si só já são inovações que quebraram padrões antigos de negócios.
Podemos exemplificar várias empresas de serviços, como o Uber, 99Taxi, Netflix, Ifood, enfim. Todas essas empresas focaram na necessidade do cliente e inovaram na forma de atender a essa necessidade.
Assim sendo, quebraram os padrões impostos por grandes empresas através da inovação disruptiva.