O Estado de Portugal foi consolidado precocemente, o que lhe deu uma vantagem no início das Grandes Navegações.
Além disso, a sua formação múltipla e diversa é, até os dias de hoje, muito estudada e analisada. Dessa maneira, não é de se surpreender que a formação do Estado Nacional português apareça também em muitas questões de provas, principalmente nos vestibulares.
No século 15, o Império Português iniciou um processo de expansão em busca de mercadorias para serem comercializar na Europa. Para atingir esse objetivo, os portugueses instalaram colônias e feitorias na Ásia, na África e na América. A partir dessas ações, o país expandiu a economia europeia e também a cultura portuguesa para todo o mundo. Mas, afinal, como aconteceu a formação de Portugal?
O império romano, sob o comando de Otávio Augusto, conquistou os territórios onde hoje se encontra Portugal e fundou três grandes províncias: Lusitânia, Tarraconense e Bética. É nesse período que ocorre a delimitação do território português.
Os bárbaros, vândalos e suevos, dividem o território entre si após a queda de Roma. A Lusitânia, maior província, é dominada pelos suevos. Nesse período a denominação “Porto Cale” (porto fiscal na entrada do rio Douro) é usada pela primeira vez e esse vocábulo seria justamente aquilo que originaria o nome do país, Portugal.
Em 585, por sua vez, os visigodos, origem germana, se fixam na região. Alguns séculos depois, mais precisamente no século VIII, chegam os árabes, que permanecem na região até meados do século X.
D. Afonso Henriques será oficialmente o primeiro rei de Portugal, sob o nome de Afonso I. No século XII, após a Batalha de Ourique, em 1139, o rei inaugura a Dinastia de Borgonha e seus sucessores irão, posteriormente, consolidar as fronteiras do novo país.
No século 13, Portugal, que já era um reino independente, usa pela primeira vez a língua portuguesa para redigir dois documentos: Notícia do Torto (1211) e o Testamento de D. Afonso II (1214).
Esse é o momento que podemos considerar como o marco do surgimento da língua portuguesa.
O início do Império Português ocorreu no ano de 1415 e terminou em 1999, quando Macau foi incorporado pela China. Esse império deixou muitas heranças. Entre elas, podemos destacar a língua portuguesa, que hoje é falada por mais de 200 milhões de pessoas.
Formação de Portugal: República portuguesa
A monarquia seria substituída pela república parlamentar somente em 1910, com a Proclamação da República por José Relvas.
Em 1926, os militares tomam o poder. Pouco depois, em 1933, o Estado Novo é instalado no país e permanece até 1974, quando ocorre a queda do regime de Salazar. Após o término do Estado Novo as últimas colônias portuguesas se tornaram independentes e Portugal se tornou um Estado democrático.