A estrutura do seu orçamento é base para uma negociação profissional e detalhada, de modo que as informações sejam claras quanto a prestação de serviço.
Sabemos que um orçamento é a forma de vender seu serviço. Por isso ele deve ser bem elaborado de forma justa e clara. Ao passo que o orçamento passa ao cliente uma impressão de organização do profissional.
Por isso desenvolver um orçamento requer que ele seja estruturado. Sendo assim, veja as etapas de criação de um orçamento.
Cada cliente deve receber um orçamento de acordo com a sua necessidade. No entanto, para facilitar o processo para o prestador de serviços é importante que tenha modelos prontos, ao passo que possa apenas preenchê-los, ou ainda, alterar pequenos pontos.
Entretanto, é importante que seu modelo de base de orçamento contenha informações relevantes para que seja estruturado.
O cliente vai visualizar as informações da empresa no início do documento, por isso devem estar claras para que o cliente se sinta confortável.
Certamente informações como nome, email, telefone e principais serviços oferecidos são as mais importantes na estrutura do orçamento.
Os detalhes do serviço precisam estar na estrutura do orçamento. Sendo assim, deve descrever quais serão os produtos usados, bem como peças que serão compradas.
Muito importante dentro da precificação de um serviço, deve colocar a mão de obra, bem como valor do serviço por hora ou por dia decorrido pela prestação do serviço. Caso ainda a prestação incluir deslocamento, esses devem estar claros na estrutura da precificação do seu orçamento.
Caso o seu orçamento se refira a uma manutenção de equipamentos é importante que as informações sobre a peça estejam detalhadas no orçamento. Bem como valores de reposição, marca, lote, enfim.
Tudo o que informar ao cliente a maneira como o problema será resolvido deve estar na estrutura do orçamento. Assim sendo, ele se sentirá mais seguro quanto a sua prestação de serviço.
A apresentação do orçamento para o cliente pode ser feita de diversas formas. No entanto, essas formas mudam conforme a sua prestação e contato com o cliente.
Sendo assim, pode apresentar o orçamento pessoalmente, bem como enviá-lo por email. Importante que aguarde um tempo, pelos menos um dia para ligar para o cliente em potencial e verificar o que ele achou do seu orçamento. Caso tenha margem para negociação, esse é um bom momento para fechar o negócio.