A Corrida Espacial se insere dentro do contexto da Guerra Fria. Nela, os Estados Unidos e a União Soviética disputavam pela produção de tecnologias e pela conquista do Espaço.
O assunto é extremamente cobrado por questões das mais variadas provas do país, mas principalmente naquelas de vestibulares e do ENEM.
Dessa maneira, é fundamental que você domine as principais características que envolvem esse assunto para responder as questões sobre Guerra Fria e sobre Corrida Espacial com tranquilidade.
A Corrida Espacial, que ocorreu entre a1957 e 1975, marcou um dos capítulos da Guerra Fria. A disputa entre Estados Unidos da América e União Soviética chegou até mesmo no campo espacial.
A Corrida foi marcada pelo desenvolvimento científico e econômico de cada país em busca da conquista do Espaço. Sem dúvidas, o ponto alto da disputa é o envio de expedições tripuladas ao espaço.
Além do grande avanço científico dos dois países na época, outro fator merece destaque: a expedição à lua. Organizado pelos EUA, a expedição responsável por levar o homem até o satélite da Terra foi um marco na história recente da humanidade. E, até os dias atuais, é considerada como um avanço científico no campo espacial.
O conflito político-ideológico que marcou o mundo entre 1947 e 1991, dividindo o mundo entre capitalistas e socialistas, foi caracterizado por grandes acontecimentos.
Iniciada após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Corrida foi protagonizada pelos Estados Unidos, a grande potência mundial, e a URSS, a potência do bloco comunista.
Ambos os países buscavam um rápido avanço científico para desenvolver as tecnologias que poderiam fazer o homem dominar o Espaço (ou, ao menos, parte dele). Assim, os dois países investiram milhões em educação e em ciência.
Entre os principais acontecimentos da época, podemos ressaltar: