Dicas - Concursos Públicos

A Civilização Inca: tudo o que você precisa saber!

A Civilização dos Incas: resumo para as provas de história!

Os Incas criaram uma civilização muito avançada e muito importante. A civilização inca contribuiu para diversos acontecimentos da História da América Espanhola e também passou a influenciar acontecimentos na Europa a partir do momento da chegada dos espanhóis no século XVI.

Dessa forma, as inovações e as peculiaridades dessa civilização podem aparecer em uma série de vestibulares do país e, se você deseja garantir um bom desempenho, deve dominar as principais características desse assunto.

Os Incas: Introdução

A civilização Inca se desenvolveu na região Andina. Essa região é habitada pelos incas desde  o ano 4.500 a,C . Igualmente, por volta de 3000 a.C a 1500 d.C. a civilização expandiu seus territórios para partes do que hoje conhecemos como Perú, Chile, Bolívia e Equador.

No seu auge, o Império Inca ocupava também as regiões onde hoje se localizam a Colômbia, o Chile e a Argentina. Além disso, o Império se dividia em quatro grandes províncias: Chinchasuyu , Antisuyu, Contisuyu e Collasuyu.

A população do império Inca era constituída por muitas culturas e estima-se que as cidades chegaram a possuir entre seis e dez milhões de pessoas que falavam cerca de 30 idiomas diferentes. A civilização conheceu seu fim conquista dos espanhóis a partir do século XVI.

Os Incas: Características

Os Incas obrigavam os povos que eram por eles conquistados a pagarem impostos. Por meio dessas cobranças, a civilização enriquecia a sua própria economia. Além disso, as regiões dominadas eram ligadas ao resto do Império por meio de estradas. Graças a sua avançada tecnologia e domínio de técnicas de construção, os incas chegaram a construir mais de 40 mil quilômetros de estradas que ligavam os seus territórios.

Os incas se destacaram também pelo uso de ouro e prata em suas obras, principalmente em vestes sagradas e algumas ferramentas de rituais.

Além disso, a civilização é até hoje muito estudada graças aos seus incríveis canais de irrigação e estradas que atravessavam montanhas. As habilidades de engenharia desse povo eram muito desenvolvidas.

A teocracia era o sistema de governo do grandioso império inca, com capital em Cuzco. O maior templo de culto ao deus Sol ficava no centro dessa cidade e era nele em que os incas realizavam sacrifícios de animais e humanos para honrar os seus deuses.

Nessa forma de governo, a influência da religião era muito grande e o Sapa Inca era como seus líderes eram denominados Ele se comportava como descendente do sol e, dessa forma, possuía poderes sem limites sobre as pessoas. Esse deus/líder determinava quando podiam viajar, mudar para outros lugares do império e quando podiam casar.