Empreendedorismo

A Administração do Setor de Produção

A administração do setor de produção requer análises estratégicas e foco na estrutura da empresa. Entenda melhor!

Produção – Transformação de recursos em bens ou produtos

No conceito empresarial, produção é o processo de transformação de recursos em bens ou produtos, ou seja, produção é a maneira como tal objeto é criado.

Por isso, a produção é o setor responsável por criar o principal produto comercializado ou serviço oferecido por uma empresa.

Estrutura básica do setor de produção

De maneira genérica a estrutura do setor de produção se dá da seguinte maneira:

  • Recebimento da matéria-prima e materiais secundários;
  • Estocagem e conservação;
  • Linha de produção e acompanhamento;
  • Avaliação do produto;
  • Armazenamento final.

Administração dessa necessidade

Administrar a produção não é uma tarefa fácil, independente do ramo de atividade da empresa, pois os controles devem ser minuciosos e a qualidade do produto ou serviço oferecido deve ser a principal preocupação. Primeiramente, é importante que os colaboradores saibam que a qualidade é primordial, de forma essa objetividade seja um fator implícito nos valores internos da empresa.

A informação e atualização quanto ao produto/ramo fará com que o colaborador entenda essa importância, assim sendo, palestras, treinamentos e cursos de capacitação podem reforçar esse valor da empresa.

Outro ponto importante é investir em boas máquinas e equipamentos, levando em conta sempre o melhor custo-benefício, já que os equipamentos mais atualizados em questões tecnológicas podem aumentar a produção.

Estoque e logística na estrutura da qualidade

Estocagem adequada é outro ponto de extrema importância para a qualidade do produto, por isso, é fundamental realizar a devida gestão do estoque.

Manter processos, procedimento e testes periódicos, também podem garantir a qualidade do produto, já que é outra questão chave para não perder clientes e vendas. Um setor de qualidade bem estruturado traz muitos benefícios.

E, por fim, a logística também deverá ser adequada, pois a maneira como o produto chega para o comprador também faz parte da boa imagem que o produto a empresa terão perante seus clientes.