A primeira edição do Panorama de Marketing, feita pela RD Station em parceria com a Totvs, Exact Sales, Lexos e Tallos, destacou a rápida representatividade e popularização da Inteligência Artificial (IA) nas operações de Marketing, eleita como estratégia mais relevante para gerar mais produtividade nos próximos anos (73%). Só o ChatGPT já é usado por 59% dos 1,6 mil profissionais da área entrevistados.
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Ainda sobre tecnologia, quando se trata de canal, WhatsApp é o destaque, pois além da utilização para divulgação de produtos e serviços, tem como maior poder de utilização as ações de vendas: 72% das pessoas respondentes usam no atendimento comercial e no fechamento de vendas e 55% no pós-venda.
Já na frente de marcas, a imensa maioria (85%) utiliza as redes sociais para criar estratégias mais personalizadas em canais como o TikTok e Instagram. Como estratégia, 45% das empresas priorizam Inbound Marketing, que permite elevar a qualidade dos relacionamentos e aumentar a presença digital das marcas.
Ainda sobre tecnologia, a pesquisa aponta para oportunidades em estratégias ainda pouco exploradas, como o Conversacional, que facilita a automatização do atendimento e ainda pode usar tecnologias, como a Inteligência Artificial, para que esse contato com o cliente seja mais humano e customizado.
Quando questionados sobre os desafios do setor em 2023, gerar demanda para vendas ainda é o maior (34%). Os dados mostram ainda que 51% dos profissionais de marketing são responsáveis também por metas de Vendas e que, em 2022, 75% das empresas não bateram suas metas de marketing.
A pesquisa Panorama de Vendas, também da RD Station, já apontava que as metas de vendas são os principais desafios das empresas, visto que 71% delas não bateram suas metas no mesmo período. Ao ouvir os entrevistados na pesquisa Panorama de Marketing, a companhia aponta que há um desalinhamento e que não há processos bem definidos com times comerciais, em que apenas 18% dos respondentes dizem que há uma integração satisfatória entre os times de Marketing e Vendas.
A defesa é de que haja uma aproximação dessas duas áreas estratégicas, que devem ser conectadas e complementares, sendo vital para o crescimento dos negócios.
Mesmo diante do cenário desafiador, os times de Marketing estão muito focados em melhorar as vendas: 76% dos respondentes estão com expectativa em atingir crescimento em 2023 e 41% das empresas almejam ultrapassar esse patamar com o mesmo investimento feito no último ano.
Outros pontos essenciais para a operação, os dados ainda não são majoritariamente explorados no setor: cerca de 44% dos respondentes afirmaram não ter rotinas e processos definidos na documentação de informações, enquanto 56% possuem rotina e processos definidos, mas com mais da metade sem formalizar os dados.
De acordo com os resultados, a maior parte dos profissionais de Marketing têm dificuldade de gerar relatórios ou fazer análises porque a atividade ainda é muito manual (56%), de priorizar a análise de dados na rotina (53%) e de coletar os dados que estão em muitas ferramentas ou locais diferentes (52%).
Entre os segmentos, há maior destaque negativo para consultorias e treinamentos e Engenharia e Indústria Geral, em que mais da metade (63%) têm dificuldade de priorizar a análise de rotina, seguidos pelo Varejo (60%). No total da pesquisa, apenas 27% dizem não ter nenhum problema em comprovar o sucesso das ações.
A pesquisa foi uma iniciativa da RD Station, fornecedora de soluções de tecnologia para Marketing Digital e Vendas no Brasil, em parceria com Totvs, Exact Sales, Lexos e Tallos. Ela explora o cenário atual do Marketing no Brasil para diferentes tipos de empresas e setores. No total, foram colhidas mais 1,6 mil respostas de profissionais experientes na área, de todas as regiões do País, servindo como um guia de ideias para o aprimoramento das práticas de Marketing.