Os sinais de que o bebê está com dor podem ser bastante expressivos, especialmente quando o desconforto no pequeno é muito intenso. Porém, especialmente nos casos de pais de primeira viagem, saber detectar esse tipo de sinal pode ser um pouco difícil. Por isso, preparamos este conteúdo com diversas dicas para você avaliar o bem-estar do seu filho e, assim, tomar as medidas cabíveis. Acompanhe!
Para detectar os sinais de que o bebê está com dor é preciso observá-lo com bastante atenção, inclusive quando ele está bem e saudável. Assim, será possível detectar as mudanças de comportamento, visando compreender se algo está afetando o bem-estar dele. Veja alguns pontos que podem ser avaliados:
Quando um bebê está sentindo alguma dor, ele pode começar a chorar de maneira inconsolável. Por mais que a mãe ou o pai o pegue no colo, faça carinho e converse com o bebê, ainda assim o choro é persistente, e pode ser até mais alto do que o normal. Afinal, a dor pode fazer com que o bebê se sinta tão desconfortável a ponto de agir dessa maneira.
Para tentar aliviar o desconforto, o bebê pode começar a mudar a sua postura, ficando mais esticado ou “encolhido”. Ele também pode começar a se contorcer no berço, movendo-se de uma forma incomum.
Os punhos cerrados com força é mais um dos sinais de que o bebê está com dor. Ele pode demonstrar tensão dessa forma, apertando bem as suas mãozinhas e, ao mesmo tempo, chorando ou se comportando de forma diferente.
Como está a expressão do bebê? Seu rostinho demonstra tensão, angústia e medo? Ele está suando muito? Esses sinais de que o bebê está com dor também são bem comuns e podem ser avaliados.
A falta de apetite é outro sinal que deve ser considerado como emergente. Afinal, dependendo do tipo de dor que o bebê tem, ele pode perder completamente o apetite, recusando a amamentação. Nesses casos, busque ajuda médica o quanto antes! Pois não é nada interessante deixar o bebê sem comer, ok?
Um bebê com dor pode ter mais dificuldade para dormir, sofrendo alterações no seu sono por conta do desconforto. Sendo assim, se você perceber que o pequeno tem alterado a sua maneira de dormir de modo expressivo e abrupto, vale a pena investigar a situação.
O comportamento irritadiço é mais um dos principais sinais de que o bebê está com dor. O bebê pode demonstrar que está nervoso, irritado. Isso porque a dor é desconfortável e pode causar esse tipo de efeito na criança.
Caso detecte esses sinais de dor, leve o seu filho ao pediatra para que uma avaliação seja feita, ok? Assim é possível entender os motivos pelos quais o bebê tem se comportado dessa maneira e, assim, oferecer o tratamento mais adequado.