Os esportes eletrônicos já fazem parte da rotina da maioria dos gamers brasileiros. Dados do painel “eSports” da Pesquisa Game Brasil 2022 (PGB 2022), levantamento anual consolidado sobre o consumo de jogos eletrônicos no País, mostram que 63,2% dos jogadores acompanham ou assistem a modalidade.
Além do consumo, outro destaque que o novo levantamento traz é a popularidade dos eSports entre os jogadores: o estudo aponta que 81,2% já ouviram falar de esportes eletrônicos, número 16,9 pontos percentuais maior em relação aos dados da PGB 2021.
LEIA MAIS: 75% dos brasileiros são gamers, segundo pesquisa
Os números indicam que os eSports vêm ganhando mais espaço na rotina dos gamers brasileiros, se tornando um entretenimento cada vez mais conhecido. Apesar do período de pandemia ter aumentado a visibilidade da modalidade no ano passado, o que pode ser atribuído pelo isolamento social, os esportes eletrônicos continuam a atrair a atenção dos jogadores, mesmo após o término das medidas restritivas.
Desenvolvida pelo Sioux Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM, a PGB 2022 também mostra dados que contextualizam melhor como os eSports estão inseridos no cotidiano do público:
A maioria dos espectadores (40,5%) costuma passar de uma a três horas por semana assistindo ou acessando conteúdos dos times, jogadores e competições. As plataformas preferidas para acompanhar as transmissões à distância são o YouTube (72,8%), Instagram (36,0%) e o canal de TV fechada SporTV (34,5%).
Veículos especializados em conteúdo de eSports são a principal fonte de informações do público que busca notícias sobre o cenário: 72,4% dos entrevistados acessam principalmente canais com expertise no assunto para se atualizarem sobre as competições, enquanto 33,5% informam-se através dos canais dos times e atletas.
Por fim, além de conhecer e acompanhar a modalidade, 48,7% dos gamers que consomem eSports também praticam algum tipo de esporte eletrônico, aponta o relatório, sendo que 65,8% se consideram gamers. Entre os espectadores de e-sports, a maioria são homens (57,8%) e mulheres compõem 42,2% do público. Um quarto (25,6%) têm entre 20 e 24 anos e 43,4% jogam jogos online todos os dias.
A pesquisa também traz alguns dados sobre os gamers em geral. Mais da metade (54,2%) são homens – mulheres formam o restante, 45,8% – e 24,9% têm entre 20 e 24 anos. Menos da metade (46,8%) jogam jogos online todos os dias e 68,5% se consideram gamers.
De olho nos competidores de eSports, a Huawei lançou o roteador com Wi-Fi 6 HUAWEI WiFi AX2. O equipamento suporta uma taxa teórica de transmissão de dados de até 1501 Mbps em banda dupla (1201 Mbps a 5 GHz + 300 Mbps a 4 GHz).
O dispositivo conta com a tecnologia True Dual-band que, com base em algoritmos inteligentes, alterna automaticamente entre as bandas de frequência de 2,4 GHz e 5 GHz de acordo com a necessidade. A troca acontece em segundo plano, permitindo que os usuários transitem pela casa e proporcionando um ambiente digital mais estável, evitando picos de latência que podem custar a vitória.
Também conta com o Super Seamless Roaming, que se baseia em sete algoritmos de roaming, incluindo 802.11k e 802.11v, para oferecer a experiência mais sutil possível ao alternar entre os diferentes pontos de acesso da casa.
De acordo com testes realizados nos laboratórios da Huawei, um smartphone movido a HarmonyOS, sistema próprio da marca, conectado ao WiFi AX2, tem uma latência de roaming de até 50ms. Como resultado, os jogadores ganham ainda mais liberdade e estabilidade para se movimentarem pela casa durante o jogo.
O HUAWEI WiFi AX2 é vendido pelo preço sugerido de R$ 449,00 nos revendedores parceiros da Huawei: Submarino, Americanas, Amazon e Fast Shop.