O 5G está avançando pelo país, depois de chegar a todas as capitais, agora a tecnologia será ativada nas regiões metropolitanas e cidades com mais de 500 mil habitantes, destaca o Ministério das Comunicações (MCom).
Para isso é necessário fazer a limpeza da faixa de 3,5 GHz. A medida implica na transferência da banda C para a banda Ku, com sinal digital – uma limpeza que proporciona melhor qualidade de som e imagem.
Até o momento, cerca de 10 mil famílias de baixa renda que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) já trocaram os kits, de acordo com a divulgação oficial.
Os equipamentos de recepção do sinal são mais modernos e visam garantir que não haja interferência nos canais abertos de TV via satélite com a chegada da tecnologia móvel.
A instalação dos equipamentos é gratuita. Para serem contempladas, as famílias precisam ainda estar usando as antenas parabólicas convencionais (TVRO).
Carlos Eduardo Silva, de 43 anos, mora em Fortaleza (CE) e foi um dos beneficiários da iniciativa. “A instalação foi rápida, a minha inscrição pela internet foi bem prática e a minha experiência que estou tendo é muito boa. Muitos canais regionais, locais, que não estavam na banda C e na banda Ku, entraram. Sinal bom, em alta definição, está muito bacana”, destacou, de acordo com o Ministério das Comunicações (MCom).
A ação é coordenada pela Siga Antenado (Entidade Administradora de Faixa – EAF) e acompanhada pelo Ministério das Comunicações (MCom) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). “Os kits para recepção de televisão aberta por satélite estão sendo distribuídos para as pessoas que estão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Eles tiveram sua distribuição iniciada nas capitais e agora está nas cidades acima de 500 mil habitantes. A distribuição é feita diretamente na residência do beneficiário e inclui a instalação do kit”, detalhou o secretário de Radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão.
A Siga Antenado já iniciou os trabalhos em 26 cidades com mais de 500 mil habitantes. Leandro Guerra, presidente da entidade, aponta como as famílias devem proceder para realizar o agendamento: “basta entrar em contato conosco, pelo 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br. A pessoa informa seu documento, CPF e NIS (Número de Inscrição Social). A Siga Antenado verifica se ela tem direito a receber gratuitamente a instalação do novo kit de parabólica de TV digital e fazermos o agendamento”, expôs, conforme destaca o Ministério das Comunicações (MCom).