Recentemente, quase 50 aplicativos maliciosos que detonam a bateria do seu celular tem sido descobertos pelo Google Play. Muitos desses aplicativos, que parecem realmente inofensivos e seguros, já foram baixados por milhões de usuários em todo o mundo.
Basicamente, tratam-se de apps focados em transmissão de programas de televisão e streaming de música. Como os usuários utilizam com frequência o app, e eles funcionam bem, nem se dá conta de tudo que ele pode estar “rodando” no celular em segundo plano.
Para entender melhor esse assunto, acompanhe este texto e tire as suas dúvidas!
Os aplicativos maliciosos funcionam de uma forma silenciosa e têm prejudicado a bateria de celulares de diversas versões e marcas. Basicamente, o app, ao ser instalado no celular, aparenta ser algo comum, mas, na prática, fica funcionando “em segundo plano”, o que acaba consumindo muita bateria do aparelho.
E por que eles têm funcionado em segundo plano? A ideia desses aplicativos é faturar pelo número de visualizações de anúncios que eles têm. Assim, quanto mais anúncios são “assistidos”, mais eles faturam.
Acontece que, o que ocorre na prática, é a veiculação de “anúncios invisíveis”. Isto é, os anúncios continuam sendo rodados no aparelho da vítima, sem que ela saiba que isso está acontecendo. Desse modo, essa “rodagem” gera número de visualizações para a empresa maliciosa, ao mesmo tempo em que o usuário nem sabe dos anúncios e sequer viu algum deles.
Como consequência, esse tipo de veiculação, que pode acontecer até mesmo quando a tela do celular está bloqueada, pode acarretar em um consumo excessivo de bateria. Afinal de contas, mesmo que você feche o app em questão, ele ainda estará “trabalhando”, de modo invisível e silencioso, prejudicando o mantimento da sua bateria.
E mais: alguns desses aplicativos maliciosos também desativam a opção de economia de bateria, como alguns celulares têm, o que acaba consumindo ainda mais energia e fazendo com que você perceba uma necessidade maior de recarregar o celular frequentemente.
O nome dos aplicativos maliciosos que detonam a bateria do seu celular são TV/DMB Player, Music Downloader, News, e Calendar. Ao todo, são 43 variações desses apps que têm consumido profundamente a bateria dos usuários.
Acontece que, na prática, esses apps parecem autênticos e de empresas sérias. No entanto, muitos deles possuem adware, que é responsável por fazer o app funcionar em segundo plano. Isso quer dizer que dentro de algumas aplicações há pacotes que causam esses danos no celular. Veja o nome dos pacotes:
Fique de olho ao baixar algum app de música, vídeo ou calendário no seu celular. Se a bateria começar a acabar rapidamente, vale a pena investigar a situação de perto.