Conhecer quais são alguns dos sinais importantes de gravidez pode ajudá-la a detectar uma possível gestação e, assim, iniciar o processo do pré-natal médico e psicológico.
Por isso, elencamos 5 sintomas que podem ser bastante comuns, mas que nem sempre todos eles são comentados pelas pessoas. Acompanhe e saiba mais!
Os sinais e sintomas de gravidez podem variar de intensidade de acordo com o organismo de cada mulher. Por conta desse fator, conhecer o próprio corpo e atentar-se aos sinais que ele emite é indispensável – não apenas para detectar uma gravidez, mas também para perceber qualquer tipo de alteração que mereça atenção médica.
Portanto, com base no seu autoconhecimento, avalie se estes sinais importantes de gravidez estão presentes na sua rotina:
As mamas podem ficar um pouco mais sensíveis quando a mulher está grávida. Especialmente a região dos mamilos, ela pode apresentar alterações na sensibilidade. Sendo assim, mulher pode sentir dores e desconfortos nessa área do corpo, até mesmo com o toque da roupa ou da água do chuveiro.
Caso você esteja percebendo alterações nesse sentido, fique de olho, pois esse é um dos sinais importantes de gravidez.
O sono também pode sofrer impactos durante o início da gestação. Como o organismo está passando por uma série de mudanças e colocando em prática muitos preparativos, a mulher pode se sentir mais cansada e com sono ao longo do dia, mesmo que tenha dormido bem à noite.
Porém, cuidado para não confundir o cansaço normal do dia a dia com gravidez, ok? Saber reconhecer essas diferenciações é uma peça-chave para não se “assustar” com um alarme falso.
O sangramento de nidação acontece no início da gestação, e pode ser um dos sinais de que o organismo está se preparando para desenvolver um feto. O fluxo é muito menor do que o de menstruação, além de que a cor tende a ser um pouco mais escura.
Se você estiver com algum sangramento inexplicável, fique atenta se ele continua e se há outros sinais importantes de gravidez presentes.
Devido às mudanças hormonais, a mulher pode começar a apresentar uma série de alterações de humor no dia a dia. Ela pode ficar mais irritada, sensível, chorosa, desesperançosa, enfim. Além disso, ela pode perceber que essas alterações ocorrem de uma forma mais abrupta, o que pode causar um desgaste emocional maior.
Outro sinal de gravidez que é pouco comentado é a sensibilidade maior ao cheiro. A mulher tende a sentir cheiros com mais intensidade, digamos assim, e por isso pode acabar se enjoando mesmo antes de comer determinados tipos de alimentos.
Esses são os sinais importantes de gravidez que trouxemos para você. Se identificou com algum deles? Então não deixe de conversar com o seu médico, caso esteja em dúvida sobre a existência de uma gestação.
Assim, você já poderá iniciar o tratamento apropriado e que é indispensável nesses casos. Cuide-se!