Ficar atento aos sinais de que é hora de desacelerar é muito importante para evitar que se leve o corpo à exaustão. Por isso, reunimos alguns desses sinais neste conteúdo, com o propósito de ajudá-lo a avaliar a sua situação e, caso detecte excesso de trabalho ou de estudos, seja possível buscar alternativas mais saudáveis. Acompanhe e saiba mais!
São diversos os sinais de que é hora de desacelerar. Inclusive, cada pessoa pode apresentar esses sinais em intensidades diferentes. É por conta disso que manter um olhar atento para si mesmo e para a própria saúde é tão importante. Desse modo, você pode proteger o seu bem-estar e reduzir as chances de lidar com problemas maiores causados pelo esgotamento mental e emocional.
A seguir, veja alguns dos sinais de que é hora de desacelerar e cogite a possibilidade de descansar mais:
Problemas digestivos, como dor de barriga, náusea, gases excessivos, entre outros, sem explicação médica, ou seja, sem causa aparente, podem ser um dos sinais de que é hora de desacelerar. Isso porque a nossa mente e o nosso corpo estão plenamente conectados. Logo, quando um não vai bem, o outro também sente os impactos. Por isso, se você se sente muito ansioso ou estressado, a ponto de ter muitos problemas digestivos por conta disso, fique atento aos excessos do dia a dia.
Mesmo quando você dorme a noite inteira, você se sente cansado facilmente ao longo do dia? Então talvez seja melhor investigar a situação.
Afinal, quando trabalhamos ou fazemos as nossas obrigações sem respeitar os nossos limites, o nosso organismo pode começar a apresentar uma espécie de fadiga, ou seja, exaustão. Nossa energia diminui consideravelmente e tudo parece muito mais difícil de ser concluído.
Isso tem acontecido com você?
A irritabilidade também é um dos sinais de que é hora de desacelerar. É como se estivéssemos sempre no nosso limite e, por isso, qualquer coisinha que dá errado se transforma em um problema imenso. Fique atento a isso.
As dificuldades para manter a concentração podem estar associadas à exaustão do cérebro, devido à quantidade incessante de atividades diárias. Portanto, se você tem percebido um problema grande na hora de conseguir se concentrar nas mais diversas tarefas, vale avaliar a situação com mais atenção.
Para finalizar a nossa lista de sinais de que é hora de desacelerar, não podemos deixar de falar sobre a produtividade. Se pararmos para pensar, todos os sintomas acima podem impactar diretamente o nosso desempenho nas nossas mais diversas atividades cotidianas. Sendo assim, a nossa produtividade pode cair cada vez mais, aumentando a ansiedade frente à situação e agravando o caso.
Por isso, desacelerar e descansar é tão importante. Os momentos de lazer não são luxo, são necessidade! Tenha isso em mente e invista mais nos cuidados para consigo mesmo.