Questões de filosofia estão presentes nos mais variados exames. Na prova do ENEM, por exemplo, essa matéria aparece em grande quantidade, com cerca de 6 questões por prova.
Ainda, o uso de repertório também é avaliado nas redações do próprio ENEM, dos vestibulares e dos concursos. A principal função dos repertórios é solidificar o seu argumento: e que tal utilizar uma série para esse propósito?
É isso mesmo! Revisar determinados conteúdos por meio de seriados é uma estratégia muito eficiente e muito utilizada por diversos estudantes.
Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe uma lista com cinco séries que abordam importantes assuntos da filosofia que podem estar presentes nas suas provas e que podem te ajudar na redação. Vamos ver, a seguir, quais são elas.
No seriado, Eleanor Shellstrop morre e é enviada ao chamado Lugar Bom, um local em que vivem as pessoas “boas”.
The Good Place é uma série que pode ser utilizada nos mais variados temas de redação e que provoca reflexões sobre diversos temas da filosofia, como a ética, a existência (ou não) da vida após a morte, a busca pelo conhecimento e a diversidade.
A série está disponível em diversas plataformas de streaming e é também conhecida pelo seu nome em português: O Conto da Aia.
Os episódios se passam em um futuro distópico e exploram diversos temas da filosofia. Você pode, por exemplo, revisar as ideias sobre gênero da filósofa Simone de Beauvoir. Ainda, temas como a ética e os limites da religião na política, discutidos pelos filósofos iluministas, estão presentes na série.
Black Mirror é uma série muito famosa da Netflix que retrata, ao longo dos seus diversos episódios, realidades e mundos distópicos.
Todos os episódios da série trazem reflexões sobre os mais variados temas da filosofia. Porém, os mais evidentes são a indústria cultural e a cultura de massa, ideias dos filósofos da Escola de Frankfurt.
Ainda, o episódio White Christmas, por exemplo, traz reflexões sobre a atual “cultura cancelamento” e os limites da ética humana, discutidos por Aristóteles e Maquiavel.
A série Russian Doll, ou Boneca Russa, em português, retrata a vida de Natasha Lyonne, uma mulher que acaba vivendo um looping quando morre e, repentinamente, volta à vida.
O seriado explora temas da filosofia como o sentido da vida, tema discutido pelo filósofo Søren Kierkegaard, e a vida após a morte.
Na série, um marido deve procurar carne humana para sua mulher, após ela ter se tornado um zumbi.
Os episódios são baseados, principalmente, no pensamento de Nicolau Maquiavel: a frase “os fins justificam os meios” seria verdadeira?
Ainda, Santa Clarita Diet explora temas como a ética e a liberdade.