No texto de hoje nós vamos lhe apresentar 5 passos para ser mais produtivo no trabalho e assim conseguir manter a sua agenda sempre organizada e bem estruturada.
Afinal, em tempos de correria, a frase “tempo é dinheiro” nunca fez tanto sentido, mas ela não deve ser vista como um vilão. Pelo contrário! Ela deve ser vista como um impulso para conquistar a organização diária. A seguir, damos mais detalhes sobre isso.
Os 5 passos para ser mais produtivo, que citamos abaixo, têm o objetivo de servir de suporte para a sua rotina ficar mais organizada e equilibrada. Mas, para que isso aconteça, é necessário colocá-los em prática mais de uma vez, tendo em vista que você não se sentirá plenamente produtivo de uma hora para outra.
Em outras palavras, lembre-se de que o processo de organização é gradativo, e por isso você precisa de determinação e paciência. Apenas assim é que os passos abaixo farão sentido.
Vamos lá?
Muitas pessoas podem trabalhar “sem parar”, ou então, só param para dormir. A princípio, isso pode ser sinal de “muita coisa para fazer”, mas, na essência, pode ser um sinal da falta de gestão de tempo.
Por isso, o passo número um para ser mais produtivo é justamente estabelecer um tempo limite para executar as suas tarefas. Tenha um horário para começar e terminar o trabalho do dia, e foque em cumpri-lo. Não fique levando trabalho para casa ou simplesmente passando da hora no escritório: respeite o relógio e, consequentemente, o seu corpo.
Para conseguir cumprir o seu horário diário de trabalho, não existe segredo: é preciso saber quais são as suas prioridades e entender quais são as tarefas importantes e urgentes. Assim, você poderá focar no que é imprescindível, e separar apenas uma parte do tempo para “apagar incêndio”, ou seja, para pôr a mão sobre as atividades urgentes.
Fuja da ideia de que é possível resolver tudo sozinho – isso pode arruinar o seu dia de trabalho. Portanto, dentre os 5 passos para ser mais produtivo, esse é um dos mais importantes: a arte de delegar tarefas.
Quando você delega algo, tem muito mais tempo para se dedicar ao que você sabe fazer muito bem, enquanto outra pessoa – com outra habilidade – foca no que ela sabe fazer de melhor.
As ferramentas, sejam elas digitais ou físicas, podem ser uma boa saída para a sua organização diária. Estude quais possibilidades podem lhe dar um bom suporte, como por exemplo, o Trello, o Google Planilhas, agendas físicas, entre outras opções.
Fuja de reuniões longas – seja objetivo; fuja de atrasos – esteja lá na hora; fuja da procrastinação – foque em cada tarefa como se fosse a última. Tudo isso pode lhe ajudar a seguir os 5 passos para ser mais produtivo e conquistar uma rotina muito mais promissora. Foque no que é importante e deixe o resto “para depois”!