Você pensou muito, fez sua pesquisa e finalmente decidiu colocar dinheiro em uma franquia. Ou seja, já percorreu metade do caminho para uma vida de sucesso. Agora é a hora de começar a se preparar para executá-lo. Por isso que hoje, nós indicaremos 5 passos para gerir uma franquia de sucesso.
Os sonhos da maioria das pessoas se tornam realidade quando iniciam uma nova franquia de sucesso. Por outro lado, esse sonho pode ser um incidente isolado para muitas pessoas que já estão no limite. Pois, os franqueados podem ter problemas para inovar e conseguir contratos assinados. No entanto, essa dificuldade pode ser fácil de evitar, se as preocupações comuns fossem consideradas.
Então, apresentamos na sequência os 5 passos para gerir uma franquia de sucesso:
É recomendável que o franqueado possua, no mínimo, 3 vezes o valor do investimento para iniciar o negócio. Pois, esse valor garante a sobrevivência das crises de negócios, que podem afetar até mesmo os empresários mais experientes.
Exemplificando:
Uma pessoa que estava tão descontente com seu trabalho que largou o emprego com a intenção de realizar investimentos em uma bem-sucedida franquia de alimentação. Para isso, era necessário adquirir equipamentos, mas só tinha metade do capital de investimento de que necessitava.
Então, para enfatizar esse ponto, ele iniciou a unidade com caixa zero. Consequentemente, a pessoa tinha contas de suprimentos, despesas operacionais e moradia de funcionários para cobrir imediatamente. Resultado: Ele deixou o negócio pouco menos de dois anos.
Um erro comum ao iniciar um negócio é subestimar o valor das vendas. As vendas são o que pagam por tudo, por isso faz sentido focar nelas no início. Lembre-se de que mesmo a ideia mais brilhante é inútil, caso você não conseguir vendê-la.
Só porque você colocou dinheiro em uma franquia de sucesso não significa que seu negócio terá sucesso por conta própria.
Exemplificando, o empreendedor Pedro assumiu que sim, e falhou miseravelmente com o resultado. Ele decidiu colocar dinheiro em uma franquia de produtos naturais e estava confiante de que teria sucesso. Ele disse:
“Permaneci realizando todas as outras atividades, e fiz uma pequena pausa no final da semana para verificar o saldo bancário”.
Algum tempo depois…
“Pensei que, por ter comprado uma franquia, o sucesso também seria certo, mas acabou sendo assim”.
Você só encontrará a palavra “sucesso” antes da palavra “trabalho” nos dicionários. Ou seja, a participação e o trabalho árduo do franqueado no dia a dia do negócio são fundamentais.
Muitos franqueados aproveitam sua experiência de trabalho anterior ao iniciar um novo negócio. Aliás, o valor disso é alto. Mas as instruções do franqueador são cruciais porque nenhum negócio é igual ao outro.
João foi proprietário de uma franquia de cafeteria por muito tempo até decidir entrar em outro ramo. Por se achar experiente enquanto dono de franquia, ao embarcar em outro negócio, ele não se preocupou com o treinamento. Consequentemente, ignorou as orientações porque achava que já sabia tudo o que havia para saber sobre o negócio.
Todavia, ao entrar no novo nicho, João percebeu que ao ignorar o treinamento, ele entrou em uma furada. Resultado? A nova franquia fracassou.
Portanto, um franqueado experiente gastará uma quantidade significativa de tempo fazendo perguntas. Ademais, fará alterações em vários aspectos do negócio, desde operações até fornecedores. Para João, não teve como escapar desse constrangimento: o negócio agora está fechado.
Lembre-se de que uma boa localização é aquela que atrai clientes suficientes para tornar o negócio bem-sucedido. Não se deixe enganar por brochuras brilhantes anunciando prédios de escritórios, shopping centers ou corretoras de imóveis novos e brilhantes. A menos que tais estabelecimentos sejam especificamente adaptados ao seu setor.
A primeira reação do franqueado sempre que o local escolhido não é o ideal, deve ser questionar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
Infelizmente, a essa altura, a franquia já começou a operar e é quase certo que as coisas vão dar errado. Logo, você deve pensar muito sobre isso antes de se comprometer a comprar o ponto ou a propriedade. Para isso, procure aconselhamento do franqueador e recuar se seu próprio julgamento discordar do dele.
Afinal, uma das vantagens de ser um franqueado é ter acesso à expertise de quem já conhece o setor.