Conseguir emprego não está nada fácil, especialmente em tempos de pandemia, cujos efeitos já são sentidos na economia e no mercado de trabalho. Desse modo, evitar erros no currículo é fundamental para aumentar suas chances!
O currículo tem papel imprescindível na busca por um emprego, pois é, na maioria das vezes, o primeiro contato que a empresa mantém com os candidatos. Desse modo, esse documento funciona como uma carta de apresentação e deve refletir a qualidade do serviço prestado pelo profissional.
Contudo, há alguns erros cometidos na criação currículo que podem eliminar o candidato à vaga de emprego antes mesmo da entrevista. Veja quais são para evitá-los.
Um dos piores erros é entregar ao recrutador um currículo desatualizado. Dificilmente o profissional que teve sua última experiência ou curso de especialização há anos e apresentam um longo período vago no currículo serão considerados.
Desse modo, a simples realização de cursos EAD já podem ajudar na atualização do currículo.
Há pessoas que exageram nas informações fornecidas no currículo. Alguns profissionais chegam a colocar até número de documentos como o CPF e o RG, contudo essas informações são desnecessárias e devem ser evitadas.
Além de ocupar espaço no currículo, expor esses dados pode colocar em risco a sua segurança pessoal. Assim, colocar apenas o nome completo, idade, nacionalidade, estado civil e dados para contato já é suficiente.
Esse erro é cometido pela maioria dos profissionais e não é nem um pouco bem recebido pelos recrutadores. A apresentação de características pessoais no sentido de avaliação comportamental é extremamente subjetiva e não é relevante para a contratação.
Assim, é melhor ser econômico nas características pessoais e evitar colocar informações como “observador”, “pró-ativo” e “perfeccionista”, por exemplo.
Um dos erros mais comuns na criação do currículo é o uso de foto do profissional. Muitos colocam fotos na carta de apresentação, contudo, o uso da foto no currículo só é válido e bem vindo quando solicitado na descrição da vaga como uma exigência.
Outro ponto que pode fazer seu currículo ser rapidamente descartado é a apresentação em um layout desorganizado. A organização do currículo deve seguir o padrão comum para que o recrutador encontre as informações desejadas de forma rápida.
Nesse sentido, é fundamental ter cuidado com o formato do currículo (fonte, cor da fonte, papel branco, tópicos sublinhados e negrito etc).
Evitando os erros descritos acima você pode melhorar e muito suas chances de conseguir um entrevista de emprego, mesmo em meio à pandemia!