As vendas realizadas no e-commerce tiveram crescimento exponencial, tendo em vista as pessoas optarem por realizar as suas compras sem sair de casa, justificando maior praticidade e segurança. Por isso que hoje, nós vamos dar dicas para vender mais em negócios online.
A recomendação dos especialistas é de que, quem já se utiliza do e-commerce, deve aperfeiçoar suas práticas. Mas, para quem ainda não começou a utilizar, precisa começar o quanto antes. Esta forma de comercialização tende a se expandir ainda mais.
Apresentamos na sequência, 5 dicas para vender mais em negócio online, e desta forma, aumentar a lucratividade:
Qualquer empreendimento que deseja ter sucesso, precisa ter um bom planejamento, para garantir que suas estratégias sejam de forma mais acertada. Assim, inicialmente, é preciso conhecer o mercado e realizar um diagnóstico para entender o momento em que está situado, a natureza do seu negócio, conhecer os clientes, bem como seus concorrentes.
Manter um bom relacionamento com os clientes, ouvi-los e atender às suas necessidades, fazem parte de um planejamento organizado e com definições de metas específicas para tanto.
Assim, não esqueça de incluir em seu planejamento, a definição dos objetivos da empresa. Além disso, também é fundamental determinar seu espaço no mercado e os resultados que pretende ocupar.
As estratégias reais e possíveis fazem com que a empresa chegue até o cliente, utilizando os meios digitais, buscando sempre atrair o cliente para a sua empresa.
Mesmo que você tenha uma loja física, utilizar os meios digitais para divulgar a sua empresa, é fundamental. Para tanto, é possível utilizar:
Depois que o seu cliente conhecer a sua empresa, é preciso utilizar do convencimento para que haja a conversão em vendas. Nas vendas online, é muito produtivo apresentar as avaliações sobre os produtos, sempre de pessoas reais e que já compraram os produtos e/ou serviços.
Na sequência, você precisa realizar a conversão de vendas. É possível se utilizar das seguintes estratégias:
Para ter um e-commerce, é preciso que você tenha, inicialmente, uma plataforma de vendas, que pode ser: Loja Integrada, G-Ecommerce, Ex-Commerce, Vitrine Online, entre outras.
Na sequência, é preciso procurar uma ferramenta de automação de marketing, como Dinamize, RD Station, entre outras e, assim, aproximar a sua empresa e o seu cliente. Por fim, faça investimento em um CRM (Customer Relationship Management), para estabelecer um relacionamento mais efetivo com o cliente e, dessa forma, fidelizar.
Todas as suas ações de marketing devem se pautar na transparência das atividades da empresa.
Isso porque, não há nada pior do que comprar algo, acreditando ser um produto, e receber outro item totalmente diferente na aparência e funcionalidade. Este fato fará com que o cliente se afaste de sua empresa e leve junto os seus amigos, pelos comentários que fará dos produtos comercializados.
Outro fato muito comum existente nas compras realizadas online, é o prazo de entrega. A pontualidade é fundamental, portanto, se você, enquanto empreendedor, considerar que a entrega pode ser feita em 5 dias, estabeleça para o cliente o prazo de 8 dias. Assim, você preverá qualquer imprevisto para o atraso de entrega e deixará o seu cliente surpreso por receber antes do que foi prometido.
Avaliar a satisfação do cliente, em todos os sentidos no processo de compra, é muito importante para direcionar as estratégias de vendas da empresa. Fazendo assim, é possível aperfeiçoar o atendimento da empresa e aumentar a qualidade de suas vendas no formato online.
Por fim, procure saber qual a impressão do cliente com a compra realizada, quais os pontos que a empresa poderia melhorar, como foi o relacionamento com a empresa, além de saber o que fazer para melhorar sempre.
Esperamos que o post de hoje tenha sido útil e você saia hoje com toda a informação necessária para vender muito mais de forma online em seu negócio, independente do setor!
Boa sorte!