Estimular seu filho a escovar os dentes é fundamental para que ele adote esse hábito saudável e possa, no futuro, mantê-lo sem grandes dificuldades. Além disso, é a melhor forma de prevenir uma série de problemas de saúde bucal, como cáries, por exemplo.
Sendo assim, preparamos este conteúdo com dicas que podem ajudá-lo nessa missão. Acompanhe e saiba mais sobre o assunto!
Existem algumas ações dos pais que tendem a trazer bons resultados na hora de estimular a criança a escovar os dentes.
Porém, é necessário ir testando e conhecendo as reações dos pequenos, para adaptar algumas dicas e aumentar as chances de sucesso na implementação desse hábito.
Vejamos algumas possibilidades:
Não deixe para pensar em como estimular seu filho a escovar os dentes apenas quando ele já estiver grandinho e relutando. O estímulo, desde cedo, pode ajudá-lo a criar um verdadeiro hábito. Será mais fácil para ele cumprir essa tarefa porque é algo presente em sua rotina desde que era um bebê.
Porém, caso você não tenha estimulado a criança desde cedo, continue lendo este texto e veja quais das outras dicas podem ajudar.
Usar uma escova mais divertida, e que seja adequada à idade da criança, pode ser uma excelente maneira de estimular a escovação.
Afinal, as crianças acessam o mundo por meio da fantasia e do lúdico, portanto, dar a elas uma escova de personagem pode ser mais estimulante do que uma de cor única.
Além disso, escolher as cerdas ideais, de acordo com a idade da criança, impede que a escovação seja desconfortável e machuque.
Escovar os dentes junto com o seu filho pode ser uma boa ideia. Ele verá que os pais também têm esse hábito, e como as crianças amam imitar os adultos, elas poderão se sentir mais instigadas se você escovar os dentes perto delas.
Portanto, convide o seu filho para o momento da escovação e dê esse exemplo a ele.
Uma das formas de estimular seu filho a escovar os dentes é fazer com que ele se interesse, de fato, pelo momento da escovação.
Por exemplo, se o seu filho ama um personagem ou gosta muito de um creme dental, dê a ele a chance de escolher esses itens quando forem comprar no mercado. Se estiver dentro do orçamento da família, esse tipo de estímulo poderá fazer com que a criança fique com mais vontade de escovar os dentes, apenas para usar os itens que comprou.
A escovação tende a funcionar melhor com as crianças quando ela se torna uma atividade divertida, e não uma mera obrigação.
Por isso, especialmente no caso de crianças pequenas, contar historinhas sobre dentes e estimular uma verdadeira encenação na escovação pode ajudar.
Pense nessas possibilidades e use a criatividade na hora de estimular seu filho a escovar os dentes!