5 dicas infalíveis: Saiba como responder provas de múltipla escolha!

Quase todas as provas de primeira fase de concursos públicos são formadas pelo modelo de múltipla escolha. Com isso, é primordial que o candidato saiba responder as questões de forma a eliminar as alternativas incorretas e driblar as pegadinhas. Vamos as dicas:

1) Leia a questão com atenção

Uma pegadinha que aparece com bastante frequência em provas de múltipla escolha é colocar respostas verdadeiras em todas as alternativas, mas que não respondem ao enunciado. Portanto, antes de assinalar uma resposta, leia a questão por completo.

2) Elimine as alternativas erradas

No geral, em cada questão aparecem uma ou duas alternativas incorretas e que não fazem sentido, portanto elimine estas. Dessa forma, você tem mais chances de marcar a resposta certa quando elimina as alternativas que claramente estão erradas. Uma outra maneira de decifrar se uma alternativa está certa, é comparando as respostas, pois sempre há um detalhe em uma das respostas que a torne incorreta.

3) Pense na resposta depois de ler o enunciado

Depois de ler o enunciado com calma e atenção, pense na resposta ou nas possíveis respostas antes de ler as alternativas. Com essa estratégia, há menos probabilidade de você se confundir com alternativas ambíguas e parecidas.

4) Esteja atento com os termos “sempre” e “nunca”

Existem alternativas com termos absolutos, como por exemplo “sempre” e “nunca”. Nessa situação, é provável que as respostas estejam erradas, especialmente em provas de matérias da área de Humanas. Geralmente, são as alternativas que contêm termos como “geralmente”, “em geral” ou “na maioria dos casos” que são as corretas.

5) Cuidado com “nenhuma das alternativas está correta/incorreta”

É comum que apareçam opções de resposta como: “Nenhuma das alternativas está correta” ou “Nenhuma das alternativas está incorreta” e esse tipo de alternativa confunde muito o candidato. Se você tem certeza de que uma das respostas está certa, então não assinale a opção “Nenhuma das alternativas está correta”.

Comentários estão fechados.