A URSS, sigla de União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, foi um grande Estado de ideologia socialista composto por diversos países da Eurásia.
A União Soviética é abordada pelas mais variadas provas de história e de geografia do país. Assim, para que você domine o tema, o artigo de hoje separou cinco curiosidades sobre a URSS. Confira!
Você sabia que um dos maiores acidentes nucleares da história aconteceu na União Soviética?
Isso mesmo. No ano de 1957, um enorme acidente nuclear aconteceu na cidade de Kyshtym.
A explosão em Kyshtym, como ficou conhecido o evento, aconteceu devido à decisão de desligar o sistema de resfriamento de um dos tanques, causando a explosão do mesmo.
O artista Igor Savitsky conseguiu esconder centenas de obras de arte do período anterior à União Soviética pedindo para que os autores dos quadros confiassem a ele seus trabalhos.
Savitsky as escondeu com o objetivo de impedir que o regime soviético pudesse censurar essas obras e recolhê-las, uma vez que, segundo os governantes, ela poderia estar indo contra princípios do regime.
Durante uma simulação de câmara pressurizada, parte da corrida espacial que acontecia entre Estados Unidos e URSS, Valentin Bondarenko utilizou um algodão com álcool para limpar a pele após a remoção de um sensor médico. Ao colocar o objeto em uma superfície quente ele pegou fogo e, em poucos minutos, todo o ambiente foi consumido por chamas. Infelizmente, o cosmonauta não conseguiu sobreviver ao acidente.
Você sabia que os soviéticos inventaram um barco voador?
Isso mesmo. O seu nome era “Ekranoplan” e o barco conseguia levantar voo, ainda que a uma altura de apenas alguns pés do chão.
A estrutura era capaz de carregar centenas de tropas, tanques militares, oito motores e mais seis ogivas nucleares, além de viajar a mais de 400 km/h.
No dia 23 de outubro de 1960, os soviéticos iniciaram o teste de um projeto de foguete ultrassecreto. No entanto, a estrutura sofreu um vazamento de ácido, causando uma explosão e matando mais de 100 pessoas.