Tecnologia

5 coisas que você não pode fazer com o Chat GPT

Um usuário pode ser removido permanentemente do Chat GPT se violar repetidamente as regras do site. O chatbot da OpenAI possui uma lista negra de comportamentos inadequados que podem levar os usuários à suspensão, além do banimento. Por isso que hoje, indicaremos 6 coisas que você não pode fazer com o Chat GPT.

A tentativa de usar o Chat GPT para mensagens ilegais ou imorais (como phishing) ou outros golpes é estritamente proibida, assim como a distribuição de discurso de ódio ou propaganda política.

No entanto, mesmo se sua conta foi banida, você ainda pode apelar da decisão e esperar a reversão da situação.

6 coisas que você não pode fazer com o Chat GPT?

Apresentamos na sequência, ações que você não pode fazer utilizando o Chat GPT. E se fizer poderá ser banido do programa definitivamente.

1ª. Produzir material que apadrinha ódio ou violência

Primeiramente, se você usa o Chat GPT para criar conteúdo que contém discurso de ódio, você pode ser banido por violar os termos de serviço do site. Ainda embora em muitos países a prática seja ilegal e possa ter repercussões legais. 

O chatbot OpenAI afirma que sua programação prioriza evitar tais tópicos e quaisquer outros materiais que possam gerar linguagem nociva. Assim, a publicação de “conteúdo que expresse, incite ou promova o ódio com base na identidade” é proibida na plataforma Chat GPT, segundo os termos de serviço do site.

Agredir, ameaçar ou intimidar outra pessoa também, nem promover ou glorificar a violência celebrando a humilhação dos outros.

não pode fazer com o Chat GPT- Reprodução Canva

2ª. Criar malware com Chat GPT

Qualquer um que considere usar o Chat GPT para desenvolver execuções de software malicioso arrisca ser expulso do serviço. O programa da inteligência artificial, proíbe qualquer “conteúdo que tente gerar código destinado a interromper, danificar ou obter acesso não autorizado a um sistema de computador” em sua página de termos de serviço.

Os usuários que tentarem usar o Chat GPT para desenvolver ou disseminar malware, cavalos de Troia, ou outras formas de software malicioso arriscam ter suas contas suspensas, ou excluídas.

3ª. Envolver-se em atividades fraudulentas através da via Chat GPT

Usar o Chat GPT para auxílio em atividades fraudulentas pode fazer com que sua conta seja banida da mesma forma que o uso de malware. Assim, não é aconselhável fazer perguntas ao chatbot como “Como criar um ataque de phishing para roubar informações financeiras de terceiros?” ou “Como hackear o Facebook?”.

Desta forma, o algoritmo pode detectar o comportamento suspeito e suspender ou banir você como resultado.

Por exemplo, quando perguntado se gera phishing, o Chat GPT responde que não é capaz de “criar phishing ou qualquer outra forma de ataque cibernético destinado a enganar pessoas e obter informações confidenciais”.

4ª. Usar para gerar conteúdo político

Não é uma boa ideia, usar o Chat GPT para gerar conteúdo sobre partidos políticos, candidatos ou questões, especialmente se o conteúdo for falso ou malicioso. Os termos de serviço deixam bem claro, que a criação de conteúdo político é proibida. Tal atitude pode causar o banimento ou suspensão da conta, por se envolver em tal comportamento.

Assim, é recomendável que não sejam feitas perguntas políticas ao Chat GPT porque suas respostas são baseadas em conteúdo da Internet (que pode ser escrito por qualquer usuário). 

Isso se deve ao fato, de que informações imprecisas podem se espalhar por meio de respostas de IA. Exemplificando, neste ano de 2023, um usuário perguntou a um chatbot quem era o atual presidente do Brasil e a tecnologia confirmou que ainda era Jair Bolsonaro.

5ª. Utilizar o Chat GPT com propósitos antiéticos

Não pode ter comportamento que comprometa o direito dos usuários à privacidade online no Chat GPT. Se você está considerando usar o chatbot para perseguir seu ex ou obter informações privadas, saiba que isso é uma má ideia.

Os termos de serviço da plataforma proíbem o “reconhecimento de características faciais particulares” e “rastreamento ou monitoramento de indivíduos sem o consentimento deles”.

Qual é o procedimento para expulsar um usuário?

Se o prompt do usuário for inapropriado ou ilegal, esse usuário provavelmente receberá um aviso sobre a política de conteúdo do chatbot. Também é possível que a conta seja imediatamente banida ou suspensa caso identifiquem uma atividade ilegal. 

Nestes casos, o Chat GPT enviará um e-mail descrevendo os motivos específicos para tal ação. E informará, quanto tempo levará para sua conta se tornar ativa novamente se tiver sido suspensa.

Por fim, se você acha que sua proibição foi injusta, pode entrar em contato com a equipe de suporte e fornecer as evidências necessárias para reconsiderar a decisão.