No Brasil, a data de 15 de novembro é marcada pelo acontecimento histórico da Proclamação da República. O ato, também conhecido como Golpe Republicano, marcou uma nova fase da política do Brasil, pois destituiu o então Imperador Dom Pedro II.
Desse modo, o golpe extinguiu o sistema imperialista do Brasil e baniu a família imperial brasileira. Tal acontecimento, é comemorado até hoje no país. No entanto, poucos sabem detalhes sobre esse marco histórico. Por nisso, neste 15 de novembro, apresentamos 4 livros ótimos para estudar a Proclamação da República. Confira abaixo!
Em primeiro lugar, apresentamos uma obra escrita por Machado de Assis em 1904. Apesar de ter cunho ficcional e contar a história da conturbada relação dos abastados irmãos gêmeos Pedro e Paulo, o enredo se localiza temporalmente nos finais do Império do Brasil. Desse modo, passa pelo momento da Proclamação e, assim, chega até o início da República. Além disso, o autor trabalha no romance outros acontecimentos históricos desse período.
Já a nossa segunda dica é uma obra de José Murilo de Carvalho, historiador brasileiro. Nesse sentido, a obra não é de caráter ficcional como a anterior, mas sim de cunho histórico. Nessa obra, o historiador apresenta os fatos da Proclamação da República sob o ponto de vista das classes mais carentes e marginalizadas da época.
Essa obra, por sua vez, conta esse episódio da história do Brasil por meio de uma personagem. Desse modo, Marcos Rey, autor da obra, nos traz a visão do repórter Boterinho, do jornal republicano O País. Assim, o repórter conduz o olhar do leitor ao final do Império no Brasil, com destaque ao fato que que este foi um movimento organizado sem a participação da maioria do povo brasileiro.
Por fim, em A formação das almas, José Murilo de Carvalho ilustra a passagem do Brasil Império para a república por meio dos símbolos, imagens e mitos criados para originar a República. Desse modo, o historiador apresenta os heróis do período, bem como os hinos e a bandeira verde-amarela.