Planejar as compras da sua empresa é fundamental para a sua gestão financeira. Sendo assim, listamos 4 passos para que possa elaborar seu planejamento.
Sabemos que compras em excesso no estoque é dinheiro parado, ao passo que ocupam espaço físico de novidades. Sendo assim, como gerar estoque na medida certa sem perder a lucratividade?
São muitas as análises e dependem de cada segmento. No entanto, as compras de uma empresa exigem atenção a alguns fatores.
Defina períodos para compra de acordo com a média de demanda. Sendo assim, ajuste em algumas situações, mas é importante ter uma data base de compras para não acumular estoque.
Registre as entradas e as saídas de suas mercadorias. Assim sendo, além de fazer uma melhor gestão financeira do seu negócio, ainda pode entender o que seu cliente consome ao passo que equilibra seu estoque.
Conforme uma empresa cresce e surgem novos clientes, o empreendedor deve adicionar itens às suas compras. Assim sendo, analise as mensurações que possui para atuar com antecedência à demanda que virá.
Por exemplo, se suas vendas subiram 10%, porém o foco das vendas foi um determinado produto, esse produto deve ser comprado a mais.
Sendo assim, ainda pode usar esses dados para gerar novos negócios, por exemplo, oferecer ao cliente produtos que atendam a mesma necessidade que o mais vendido.
Analise seu estoque da seguinte forma:
Quais peças ou itens estão vendendo mais?
Quais itens mais demoram para que consiga vendê-los?
Há itens parados em estoque que podem ser agregados a outros produtos?
Nesse caso cabe fazer um desconto desse item na venda do principal, por exemplo.
Seguindo esses passos básicos, poderá fazer suas compras com mais assertividade. Adapte essas dicas ao seu segmento.
Planejar as suas compras é um dos caminhos para o seu sucesso!