Investir em chás que ajudam a acalmar pode ser uma excelente forma de cuidar da saúde e promover bem-estar naqueles dias mais intensos. Obviamente, o chá não proporciona efeitos milagrosos, mas suas propriedades podem ajudar a reduzir os níveis de ansiedade, ao mesmo tempo em que um chá quentinho pode criar um momento aconchegante dentro da rotina.
Veja, neste conteúdo, algumas ideias que você pode usar no dia a dia, sempre considerando a quantidade ideal para o seu corpo, combinado? Vamos lá!
As infusões contêm propriedades que, muitas vezes, podem fornecer efeitos calmantes. Por isso, muitas pessoas aderem ao consumo de chás para se sentirem mais tranquilas e para terem noites de sono mais revigorantes. Veja algumas receitinhas simples:
A lavanda é muito conhecida por suas propriedades relaxantes, que ajudam a reduzir os níveis de ansiedade e promover sensações de bem-estar. Para prepará-la é muito simples, basta acrescentar uma colher de chá de flores de lavanda em uma xícara de água quente. Deixe a infusão agindo por alguns minutos e coe em seguida.
Quem nunca ouviu que o maracujá é um calmante natural muito poderoso, não é mesmo? Essa frutinha contém substâncias relaxantes que ajudam a reduzir os níveis de estresse e promovem, ainda, maior sonolência – o que é ótimo para uma boa noite de sono. Para preparar esse chá, acrescente uma colher de chá de folhas de maracujá em uma xícara com água quente, não fervente, e deixe a infusão agir antes de coá-la.
O chá de camomila contém uma substância chamada apigenina, que é capaz de auxiliar o corpo na hora de se sentir mais relaxado e tranquilo. Por conta disso, esse chazinho também ajuda a acalmar e a promover o bem-estar. Para consumi-lo, basta acrescentar uma colher de chá de folhas e flores secas de camomila em uma xícara com água quente, deixando a infusão agir e, em seguida, coando.
O chá verde é conhecido por possuir um aminoácido chamado L-teanina. Esse aminoácido ajuda a acalmar o corpo, relaxando-o e deixando a pessoa tranquila e sem estresse. Para preparar essa infusão, não tem muito segredo. Acrescentar uma colher de chá de folhas de chá verde em uma xícara com água quente, deixando agir por 5 minutos e coando em seguida, já é o suficiente.
Lembre-se apenas que o chá verde também contém cafeína, portanto, deve ser consumido com moderação para não causar o efeito rebote, ok?
Os bons hábitos também fazem diferença na vida na hora de acalmar. Isto é, apenas os chás não farão “milagres”. Por isso, investir em hábitos como exercícios físicos, uma boa rotina de sono e uma alimentação equilibrada é fundamental. Assim, torna-se possível construir uma rotina que priorize o seu bem-estar e que proporcione mais saúde física e mental.
Cuide de si mesmo e usufrua dos resultados dos bons hábitos! E quanto aos chás, lembre-se de consumi-los de acordo com as orientações do seu médico, combinado? 😉