Ficar por dentro da vida e trajetória de pessoas influentes nos ajudam a compreender melhor a sociedade como um todo e suas diversas questões. No dia 20 de novembro comemora-se o dia da Consciência Negra. Por isso, selecionamos quatro biografias de personalidades negras que podem inspirar você, acompanhe!
Martin Luther King marcou uma época sendo um dos líderes do movimento negro nos Estados Unidos nas épocas de 50 e 60.
Ele influência uma legião de jovens e adultos que lutam contra a discriminação racial, a desigualdade e a exclusão social.
Embora o livro chama-se a autobiografia, ele não foi escrito propriamente por Luther King. Na verdade, foi escrito por um historiador da Universidade Stanford, Clayborne Carson.
Carson, teve acesso a um arquivo inédito com textos autobiográficos como cartas, diários e gravações que pertenciam a Luther King e transformou o acervo em uma biografia.
Em 1994, Nelson Mandela torna-se presidente da África do Sul e coloca fim há décadas de segregação racial no país, pratica conhecida como Apartheid.
Mandela tornou-se símbolo de uma nação, tornou-se um dos maiores líderes políticos da história. A saber, ele passou 27 anos preso por conta da sua luta contra o racismo.
Na obra, é possivel ficar por dentro da sua trajetória em detalhes, passando por momentos de sua infância, pelo início da sua consciência política, assim como sua luta contra a discriminação racial, além de detalhes sobre os anos que ficou preso.
Michelle Obama tornou-se a primeira mulher negra a torna-se primeira-dama da maior potência mundial, os Estados Unidos da América.
Por tempos, foi considerada uma das personalidades mais admiradas do mundo. Seu marido Barack Obama, também foi o primeiro presidente negro da história do país.
Na autobiografia, Michelle conta detalhes de sua infância em Chicago até os 8 anos que viveu na Casa Branca, um relato franco e inspirador.
Oprah Winfrey é uma das personalidades mais influentes do mundo. Seu nome aparece na lista de bilionários da revista Forbes.
Além disso, Oprah é uma das maiores apresentadoras da história dos EUA, atingindo número de audiência astronômicos.
Entretanto, Oprah não teve uma vida fácil antes da fama. Passou a infância do sul do país e teve de conviver com diversos problemas, como a discriminação racial.
A biógrafa Kitty Kelley aborda diversas fases da vida da apresentadora, passando por altos e baixos, fornecendo um retrato fiel da vida de Oprah.