Quando o dia da prova já não está tão distante, é comum não saber como agir. Afinal, o que estudar? Qual melhor método de aprender o que falta?
Bom, uma das melhores soluções para quem está próximo ao concurso ou vestibular é se dedicar a assuntos com os quais você ainda não pegou a afinidade necessária. Tratam-se de temas que geram algum tipo de dúvida. E por isso precisam entrar em seu escopo de estudo antes da prova.
Memorizar termos e definições pode ajudá-lo a se preparar para diversas provas, entretanto conforme você almeja notas mais altas, entenderá que muitas das matérias não bastam ser memorizadas. Elas precisam ser aprendidas, de fato.
Pode ser que você seja submetido a tipos mais complexos de respostas – como longas redações ou perguntas dissertativas, por exemplo. E nesse caso, a saber, você precisará exibir a capacidade de colocar seus novos termos e frases em contexto.
Uma boa dica é ficar atento às questões dos concursos da banca organizadora em questão. Ou então, no caso dos vestibulandos, é buscar provas de anos anteriores para entender melhor como funciona a abordagem.
De uma forma ou de outra, fazer anotações auxilia muito na obtenção do entendimento de conceitos, e você pode usar elas até o momento final de seus estudos.
Existe uma maneira de saber se você está realmente pronto para qualquer pergunta da prova. Esta estratégia ajuda você a usar o conhecimento que você adquiriu sobre um assunto e explicá-lo no contexto. Você pode aprender essa estratégia em três etapas.
Lembre-se de que quaisquer dois termos da mesma classe estarão relacionados. Basta criar um caminho de um para o outro para mostrar como os tópicos se relacionam. Você não pode fazer isso a menos que realmente conheça o material.
E então, gostou de conhecer essa dica?
Não deixe de ler também – Dicas para usar flashcards no estudo para concursos