De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já alcançou a marca de 3 milhões de inscrições até a última sexta-feira (15).
Do total, são 99,6 mil inscritos para versão digital das provas, e as vagas para essa modalidade do exame já estão praticamente esgotadas, tendo em vista que 101,1 mil foram disponibilizadas. Já o Enem impresso recebeu 2,9 milhões de inscrições desde a abertura do sistema, às 10h da segunda-feira (11). As informações obtidas são da Agência Brasil.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, comentou, em seu Twitter, o número de inscrições no Enem. “Fechamos sexta-feira com todas as 100 mil vagas do Enem Digital preenchidas! E já estamos com 3.167.421 inscritos no Enem tradicional. Em 2019, no mesmo período, foram registradas 3.040.959 inscrições”, tuitou no último sábado passado.
Os estudantes devem se atentar quanto à escolha da modalidade da prova, pois o participante que optar pelo exame impresso, não poderá se inscrever na edição digital e, concluído o processo, não será permitido alterar sua opção.
Mesmo com inovações, a estrutura do exame não foi alterada. Portanto, será mantida a aplicação de quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa.
Os estudantes que optarem pela versão digital do exame, farão as provas nos dias 22 e 29 de outubro. O Enem 2020 impresso será aplicado em 1º e 8 de novembro.
O ENEM Digital irá seguir a mesma estrutura logística do ENEM impresso. As provas serão aplicadas em locais definidos pelo INEP, sob as mesmas condições de segurança e sigilo. Portanto, o participante deverá comparecer a esses postos, e não haverá prova em casa ou realizada em computador pessoal.
Vale lembrar que, quem ainda não concluiu ou não está em processo de conclusão do ensino médio em 2020 (participante conhecido como “treineiro”) não poderá se inscrever na modalidade.
A prova vai acontecer nos dois primeiros domingos de novembro (01 e 08). No primeiro dia, vão ser aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5h30.
Já na segunda etapa, no dia 08 de novembro, o exame vai contar com questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, com duração de 5h.
Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.
O exame digital vai ser aplicado em dois domingos também de novembro (22 e 29). No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5h30. A redação vai ser feita em papel.
No segundo domingo, dia 29 de novembro, o exame vai contar com questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, com duração de 5h.
Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.