Você sabia que existem formas simples de aumentar a concentração? E que muitas delas podem ser colocadas em prática hoje mesmo, sem ter que fazer transformações mirabolantes na sua forma de estudar ou trabalhar? Pois é isso mesmo!
Neste texto, apresentamos 3 dicas que podem ser bastante úteis no seu objetivo de ser mais focado e concentrado nas suas atividades. Confira a seguir!
Salvo em casos de problemas de saúde física ou mental, existem ações que tendem a ser bastante eficientes quando pensamos e formas simples de aumentar a concentração.
Obviamente, é necessário implementar essas ações com dedicação e consistência, até que elas se tornem parte da rotina e fiquem ainda mais eficientes.
Veja só algumas ideias interessantes:
Antes de qualquer coisa, pare e pense: no que o seu cérebro precisa, de fato, se concentrar? Essa pergunta pode parecer boba, mas, às vezes, o nosso cérebro não compreende o que queremos que ele olhe e preste atenção.
Tente deixar o mais claro possível, para você mesmo, qual é o ponto que você quer se concentrar. É no parágrafo que está lendo? Na atividade manual que está executando? Na sensação que está sentindo? Pense bem sobre o assunto e diga para si mesmo, até mesmo em voz alta, no que o seu cérebro precisa se atentar.
Repita esse procedimento todas as vezes em que você sentir que está começando a se distrair novamente.
Outro ponto que pode ajudar a aumentar a concentração é o autoconhecimento. Por que autoconhecimento? Porque ele nos ajuda a entender quais são os principais gatilhos capazes de nos distrair.
Por exemplo, se você sente que a notificação do celular é uma verdadeira tentação para você, que torna impossível manter o foco no que precisa ser mantido, então que tal deixar o celular em outro cômodo, no silencioso?
Agora, se o seu gatilho de distração é o movimento que tem na sua rua, feche janelas e cortinas para conseguir manter a sua concentração.
Vá descobrindo e testando quais são os seus principais gatilhos.
Ainda dentro do ato de se autoconhecer, considere avaliar quanto tempo você consegue manter a concentração de forma ininterrupta. Monitore isso com o uso de um cronômetro, por exemplo.
Se você perceber que consegue manter o foco pleno por 10 minutos, tente se desafiar para manter 11. Depois, vá aumentando aos poucos, à medida que evolui o seu processo de concentração.
Porém, lembre-se que existem limites! Há pessoas que só conseguem se concentrar por 30 minutos, enquanto outras por 45 minutos. Encontre o seu ritmo e inclua pausas entre um bloco de concentração e outro, sem culpa e sem pressão.
Isso também poderá ajudá-lo a enxergar as atividades em etapas, de forma mais interessante.
Boa sorte nas suas descobertas! Esperamos que as formas simples de aumentar a concentração ajudem você, verdadeiramente. 😉