Com a finalização da primeira parcela do Auxílio Emergencial de 2021, os beneficiários seguiram aguardando a segunda parcela. De 06 de abril até o dia 30 do mesmo mês, o Governo Federal concedeu o benefício para os diferentes grupos que participam do programa.
Nesse sentido, então, alerta-se sobre a diferença nos calendários de pagamento para os que possuem inscrição no Bolsa Família e os demais beneficiários. Além disso, também será necessário que o interessado procure manter seu cadastro atualizado, a fim de manter o recebimento do Auxílio Emergencial.
Ocorre que, em 2021, o Governo Federal adicionou maiores exigências para a percepção do benefício. Dessa forma, um desses critérios é a análise frequente por meio do Dataprev, para que se receba cada parcela. Portanto, não basta que se cumpra as regras apenas no início do programa, mas por toda a sua duração.
Aqueles que realizaram inscrição no Cadastro Único ou pelo aplicativo da Caixa terão um calendário diferente dos beneficiários de Bolsa Família. Desse modo, o primeiro grupo se divide em um escalonamento de acordo com seu mês de nascimento. Portanto, inicia-se a parcela aos que nasceram em janeiro, seguindo para fevereiro até chegar nos aniversariantes de dezembro.
No entanto, os do segundo grupo, qual seja do Bolsa Família, obedecerão as regras padrões do programa. Assim, o escalonamento se dará de acordo com o final de seu NIS (número de identificação social). Ademais, sempre ocorrerá nos últimos dez dias úteis do mês.
Além disso, para o primeiro grupo, ainda, é importante destacar que ocorreu um adiantamento do calendário, por parte do Governo Federal. Dessa forma, anteriormente, a segunda parcela se finalizaria apenas em 16 de junho, quando agora terminarão em 30 de maio, para os aniversariantes de dezembro.
Aquele que tenha interesse em seguir recebendo o Auxílio Emergencial de 2021, deverá comprovar que ainda cumpre os critérios necessários. Dessa forma, o Dataprev irá conferir se o cidadão:
Sendo assim, mesmo tendo recebido a primeira parcela do benefício, o interessado deverá seguir as mesmas regras acima.
Entenda quais serão os pagamentos dessa semana. Além de dividir os grupos que se referem ao Cadastro Único e os do Bolsa Família, o Governo Federal também dividirá a forma de pagamento. Isto é, primeiramente realizará um depósito na Poupança Social Digital da Caixa, para somente depois liberar o saque em dinheiro.
É por esse motivo, então, que o beneficiários deverá conferir o seu calendário, conforme a sua plataforma de cadastro e o modo que utilizará os valores.
Para aqueles que possuem inscrição no Cadastro Único, ou pelo aplicativo da Caixa, o recebimento será da seguinte maneira, para aqueles que nasceram em:
Já para os beneficiários que possuem inscrição no Bolsa Família, o pagamento terá escalonamento com base no final do NIS. Portanto, receberão na seguinte data aqueles com NIS de final:
Portanto, lembrando que os pagamentos do Bolsa Família apenas acontecem em dias úteis, eles seguirão na próxima segunda-feira.
No entanto, para aqueles que necessitam sacar a quantia em dinheiro, o calendário começará apenas no final de maio. Ademais, lembra-se que essa diferença se destina apenas àqueles com Cadastro Único ou por meio do aplicativo da Caixa. Assim, os com inscrição por meio do Bolsa Família não precisam se preocupar com esse fator.
Dessa forma, então, para sacar em dinheiro a quantia do Auxílio Emergencial de 2021, o beneficiário também obedecerá ao escalonamento por mês de nascimento. Portanto, poderão realizar o saque nas seguintes datas, aqueles que nascem em: