O Governo Federal decidiu, neste ano de 2022, adiantar os pagamentos do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A antecipação é a terceira vez seguida, nos anos 2020 e 2021 o calendário também adiantou os pagamentos.
Neste ano de 2022, o cronograma de pagamentos começa no próximo dia 25 de abril e seguirá até 07 de junho de 2022. Quem for contemplado a partir de maio, receberá o benefício entre novembro e dezembro. Neste caso, o 13º será concedido em uma única parcela.
Para pagar o 13º salário neste ano para aproximadamente 36 milhões de beneficiários do INSS, o governo deve injetar em torno de R$ 56 bilhões na economia. Podem receber, aposentados, pensionistas e beneficiários dos auxílios, doença, acidente e reclusão.
Nos anos de 2020 e 2021, em razão da pandemia da Covid-19, o Governo Federal realizou a antecipação do benefício. Para este ano, a ideia é prosseguir com o mesmo método adotado nos dois últimos anos, ou seja, o calendário de pagamentos contará com duas parcelas ainda no primeiro semestre deste ano.
Para 2022, a antecipação do 13º salário irá acontecer entre os meses de abril e junho, conforme o calendário divulgado pelo INSS (veja abaixo).
Lembrando que a antecipação dos pagamentos do 13º salário do INSS não terá impactos orçamentários aos cofres da União, uma vez que os recursos já constam no Orçamento deste ano. O que vai acontecer será apenas uma mudança no calendário de pagamentos.
Calendário da PRIMEIRA parcela para quem ganha até um salário mínimo:
Calendário da PRIMEIRA parcela para quem ganha mais de um salário:
Calendário da SEGUNDA parcela para quem ganha até um salário mínimo:
Calendário da SEGUNDA parcela para quem ganha acima de um salário mínimo:
Uma das grandes dúvidas do momento, é quem terá direito a antecipação do 13º salário do INSS . É importante destacar que todos os segurados do INSS que recebem benefícios com direito ao 13º salário serão contemplados com a antecipação do benefício.
Vale lembrar que o cronograma de pagamentos do INSS é dividido em dois, os que recebem inicialmente são os segurados que ganham até um salário mínimo e posteriormente os beneficiários que ganham um benefício acima do mínimo.
O 13º salário é um direito de diversos beneficiários do INSS, porém, nem todos os abonos pagos pelo Instituto têm acesso ao benefício. Sendo assim, tem direito ao pagamento os segurados que recebem algum dos seguintes benefícios:
No caso dos beneficiários que recebem algum benefício assistencial, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não possuem direito ao recebimento do 13º salário.