Os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem consultar o calendário de pagamentos do 13º salário. As datas para os repasses foram fixadas por meio do Decreto 10.410/20.
Vale lembrar que nos anos de 2020 e 2021, o 13º salário do INSS foi antecipado em detrimento da pandemia da Covid-19. No entanto, este ano o calendário não será antecipado, isso porque, segundo o decreto, o pagamento do abono será realizado nas seguintes datas:
Pode receber o 13º salário do INSS quem ganha os seguintes benefícios:
Os segurados que recebem algum tipo de auxílio temporário também receberão o 13º salário, porém o valor será pago proporcionalmente aos meses em que recebeu o abono em 2022.
Em contrapartida, aqueles que recebem benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não têm direito ao 13º salário.
Os pagamentos são realizados conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Além disso, é importante ressaltar que o calendário é dividido em dois, onde os primeiros a receber são os segurados que recebem um salário mínimo e posteriormente recebem os segurados que ganham acima do piso.
1ª parcela para quem recebe um salário mínimo
2ª parcela para quem recebe um salário mínimo
1ª parcela para quem recebe mais de um salário mínimo
2ª parcela para quem recebe mais de um salário mínimo