O governo federal segue nesta terça-feira (21) com mais uma rodada de pagamentos do Bolsa Família. Segundo as informações oficiais do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, o maior programa de transferência de renda do país está atendendo pouco mais de 20 milhões neste mês de maio.
Mas para além dos repasses regulares do Bolsa Família, uma pergunta permanece no ar: afinal de contas, o governo federal deverá pagar um 13º salário para os usuários do programa neste ano de 2024? Esta é uma pergunta que costuma se repetir todos os anos, e que normalmente gera muita confusão entre os beneficiários.
Como dito, o Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do país. Para ter direito ao saldo, é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Para além disso, também é importante ter uma renda per capita de até R$ 218.
Mesmo as pessoas que cumprem estas regras de entrada ainda não estão garantidas no programa. Por isso, a dica central para todos os usuários é atentar para as informações da sua conta através do app oficial do Bolsa Família. Através desta aplicação, será possível saber se você foi selecionado, bem como o valor que deve ser depositado em sua conta.
Para este mês de maio, o governo federal realizou algumas mudanças importantes no formato de pagamento do Bolsa Família. Entre as medidas está a antecipação da liberação do saldo para as pessoas que residem no estado do Rio Grande do Sul. Para este público, o dinheiro está na conta independente do final do Número de Identificação Social (NIS) de cada um.
Para que reside em outros estados, no entanto, nada muda. Este público segue tendo que se basear no final do seu NIS para saber quando poderá receber o benefício. Veja no calendário abaixo:
Mão há previsão de pagamentos do 13º salário do Bolsa Família deste ano? O atual governo federal optou por não pagar este adicional. Trata-se de uma escolha orçamentária.
Mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está descumprindo uma promessa de campanha? Não. De acordo com o plano eleitoral do Partido dos Trabalhadores nas eleições do ano passado, a única promessa do petista voltada para o Bolsa Família foi a indicação de um adicional de R$ 150 por filhos menores de seis anos de idade.
Em maio deste ano, o governo federal deve seguir pagando esta lista de adicionais:
Durante as eleições presidenciais de 2022, a promessa de pagamento de um 13º salário do Bolsa Família foi feita pelo então presidente Jair Bolsonaro, que indicou que o saldo extra seria pago no final do ano para as usuárias mulheres.
No entanto, Bolsonaro não foi reeleito, e a promessa não seguiu em frente.